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Case de sucesso: em parceria com Agência Raccoon, Le biscuit transformou a Black Friday de 2020 para um modelo 100% digital

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Black Friday é a maior sazonalidade do ano para diversos setores do mercado, e com a evolução da digitalização dos últimos meses, a data ganhou ainda mais relevância entre os e-commerces brasileiros.

Porém, com essa grande e rápida movimentação, modelos de estratégias, ações e campanhas, necessitaram de um grande poder de adaptação para que toda e qualquer forma de receita fosse captada.

Foi justamente diante deste cenário que a Le biscuit, em parceria com a Raccoon, estruturou uma estratégia que reinventou a Black Friday de 2020 da marca.

Saindo de um modelo de varejo tradicional para uma BF 100% digitalizada, a estratégia contou com a integração de diversas áreas de marketing digital e soluções real time.

Confira abaixo um pouco mais sobre este case de sucesso entre Raccoon e Le biscuit:

O parceiro

Queridinha de quem ama casa e decoração, parada obrigatória para os apaixonados por cozinha e o paraíso de quem adora itens de organização. A Le biscuit encanta seus clientes com um mix variado de mais de 20 mil itens de decoração, utilidades para o lar, brinquedos, papelaria, armarinho, decoração de festas, eletroportáteis, telefonia e muito mais!

O desafio Absorver a migração das compras das lojas físicas para o e-commerce através de uma estratégia 100% digital na Black Friday de 2020.

A estratégia

O isolamento social causado pela pandemia acelerou em grande proporção a digitalização. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, a cada 10 pessoas, 6 estão passando mais tempo conectadas à internet. Aliás, não só passando tempo como também consumindo. Apenas na região nordeste do Brasil, houve um aumento de 77,63% nas compras online.

Diante deste cenário, a Le biscuit e Raccoon firmaram uma parceria 100% estratégica e digital. O projeto teve início em outubro de 2020 e em menos de 60 dias já teve um grande desafio pela frente: a Black Friday.

Com pouco tempo, muitas implementações e melhorias pela frente, as equipes de Social Media, CRM, Design, Tecnologia e Mídias Pagas da Raccoon se mobilizaram de forma integrada para planejar uma estratégia que absorvesse toda e qualquer oportunidade de receita durante a data.

O primeiro passo deste planejamento foi a criação de um calendário estruturado de comunicação. Na prática, ele permitiu a organização de todo o fluxo das postagens em redes sociais e, também, auxiliou na integração entre os canais da estratégia e todas as outras áreas envolvidas,

Em paralelo à criação do calendário, a equipe de tecnologia otimizou todo o processo de extração de dados, tagueamento e monitoramento das informações. A partir delas, foram criadas dashboards que permitiram um acompanhamento muito preciso de tudo o que estava acontecendo na conta, real time,, fato que fez total diferença nos resultados que veremos ao fim deste case.

Já em Mídias Pagas houve a expansão de diversas palavras-chave para que todo tipo de busca fossem absorvidos pelas campanhas, principalmente nas palavras de produtos e categorias relevantes e no termo “Black Friday”, de modo que mesmo se o usuário pesquisasse errado, o anúncio seria capaz de impactar ele. Além disso, as campanhas de remarketing foram ajustadas com criativos agressivos, voltados para despertar a atenção e o desejo de compra.

Por fim, em CRM aconteceram diversos ajustes, sendo um deles a implementação da régua de carrinho abandonado — ou seja, toda vez que um usuário abandonava um produto no carrinho, era disparado um e-mail para ele, incentivando a finalização da compra. Além disso, o aumento de notificações enviadas através de pushs, E-mail e SMS aumentaram, mantendo a base de clientes sempre engajada com a sazonalidade.

Apesar de parecer que estas implementações ocorreram de formas distintas, não foi o que aconteceu! Desde a criação do calendário até as réguas automáticas de CRM, todas as ações estavam integradas uma com a outra – essa integração entre os serviços foi justamente uma das fórmulas do sucesso da estratégia.

Os resultados

Com otimizações, mudanças e a grande presença nas redes sociais acontecendo em tempo real, a primeira Black Friday 100% da Le biscuit foi um grande sucesso e quebrou diversos recordes da marca na sazonalidade mais importante do ano.

A receita da sexta-feira (27/11) superou em 114% o até então, dia recorde de vendas da marca. O ROI das campanhas foi 138% maior em comparação com o restante do mês de novembro.

As 365 publicações feitas pelo time de Social Media acarretaram 23% das vendas totais do mês, tornando as redes sociais o segundo maior canal em termos de geração de tráfego e vendas no e-commerce.

Já em CRM, a equipe responsável conseguiu aumentar em 4x a taxa de conversão da régua de carrinho abandonado. Os esforços empregados no disparo de SMS também aumentou em 77% a receita oriunda deste canal.

O sucesso do projeto aconteceu devido principalmente à excelente sinergia entre Raccoon e Le biscuit, mas todas as soluções integradas e expertise analítica contribuíram para fazer da Black Friday uma grande sazonalidade para a marca.

Você pode conferir mais sobre este case através do canal no YouTube pelas vozes de: Lucas Pizetta e Gina Trancoso, protagonistas da Raccoon e Le biscuit na BF de 2020.

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