Logo E-Commerce Brasil

Quais métricas avançadas de marketing os e-commerces devem acompanhar?

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Quem gerencia a operação de um e-commerce precisa selecionar as melhores métricas para conseguir atingir resultados e tornar o negócio escalável.

São centenas de métricas avançadas do ponto de vista do marketing para lojas virtuais, mas como saber quais são realmente necessárias para medir a evolução da empresa?

Rodrigo Martucci, CEO da Nação Digital, agência de Inbound Commerce, dá a dica: “Veja quais resultados você quer alcançar e selecione as métricas relacionadas, como faturamento, tráfego, mídia paga, social media, conteúdo e influenciadores.”

Algumas métricas serão importantes não só para medir o desempenho da loja, mas também para fornecer insights. A taxa de abandono do carrinho, por exemplo, quando mensurada antes e depois da página, traz duas informações diferentes.

A primeira, que é preciso melhorar as descrições dos produtos, a navegação e a categorização do site; e a segunda, que algum aspecto está jogando contra a venda, que pode ser custo do frete, segurança, formulário ou usabilidade. É a partir desses dados que o gestor pode implementar mudanças.

Indicadores

Dois indicadores, em especial, são decisivos para a sustentabilidade do e-commerce: tíquete médio e taxa de recompra. Uma empresa com tíquete médio baixo e menor que o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) só conseguirá se manter se tiver alta recorrência de compra, e é por isso que ter a informação, mês a mês, do número de clientes que voltaram para comprar é essencial.

KPIs básicos e que devem estar na planilha de todo o gestor de e-commerce são: visitantes, sessões, usuários únicos, taxa de conversão, tíquete médio, número de pedidos, faturamento no Google Analytics x faturamento real, novos leads e tamanho da base.

Agora, partindo para a comunicação com o cliente, é preciso acompanhar o disparo de e-mails por campanha, porcentagem de leads que receberam, taxa de abertura, clique e conversão. “São informações que vão avisar se as estratégias estão indo ou não pelo caminho certo”, afirma Martucci.

Em social media, acompanhe número de posts publicados, taxa de engajamento, custo por envolvimento e por visualização. A eficácia das campanhas com influenciadores é avaliada a partir de alcance, cliques na publicação, investimento, aumento do faturamento geral no site durante a ação e buscas orgânicas pelo nome da marca no mesmo período.

Em conteúdo, os KPIs são volume de posts no blog, tráfego orgânico, leads convertidos, tráfego do blog ao site, conversões last click, taxa de conversão, conversões assistidas e autoridade do domínio.

Para mídia paga, mensure investimento, impressão, faturamento de cada canal, leads convertidos por canal, CAC e ROAS.