Em um ambiente digital vasto e de acesso ilimitado, um possível cliente pode chegar ao seu site de diversas formas, navegando de qualquer lugar do mundo. Nesse cenário, a proteção de compra se faz necessária para amparar tanto as pessoas que se conectam ao seu e-commerce, a partir de diferentes pontos de conexão e interesse, quanto seu e-commerce frente a clientes novos — e desconhecidos para o seu negócio.
Estima-se que em 2021, cerca de 12,9 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet — impulsionados pelo avanço da pandemia no país, elevando o total de consumidores online em território nacional para 87,7 milhões.
Ao que indica o relatório Ecommerce Benchmark Report 2022, esse aumento nas vendas online deve continuar possibilitando aos e-commerces um crescimento significativo no ticket médio de pedidos e um maior índice de tráfego direto para o site, além de potencializar a retenção de clientes, caso ofereça uma jornada de compra segura e agradável.
A Signifyd acompanha de perto esses números e entende a necessidade de uma proteção de compra adequada para o avanço do seu negócio virtual, assim como para a automatização dos pedidos e a maximização de aprovações.
Através de análises bem detalhadas, é possível identificar que os fraudadores têm se concentrado, cada vez mais, nos estágios iniciais da jornada de compra, como, por exemplo, a alteração de cartões de crédito e dados de entrega através da apropriação de contas existentes de clientes. Sendo assim, é hora de se defender contra armadilhas na jornada do cliente de ponta a ponta!
O que você precisa saber sobre a proteção de compra:
– Evita tenha perda financeira por chargebacks fraudulentos, ou seja, quando uma compra é questionada pelo titular do cartão por fraude;
– Impede que compras legítimas sejam confundidas com fraudes e recusadas indevidamente pelo e-commerce;
– Torna possível evitar o desperdício com gastos logísticos, taxas de processamento, perda de estoque e investimentos em marketing;
– Avalia as transações de forma instantânea, sem importar o volume entrante de pedidos, protegendo-se de atrasos na confirmação de pedidos e na entrega;
– Permite uma experiência de compra descomplicada e fluida ao consumidor, impedindo atritos no processo de venda online, que podem levar a desistências e abandono de carrinho.
Potencializando a proteção de compra
Para oferecer uma experiência de compra mais segura aos consumidores, há uma série de medidas que podem evitar golpes sem comprometer ou causar gargalos na experiência do usuário.
1 – Invista na segurança de dados
Garanta a segurança dos dados dos clientes para evitar que eles sejam roubados durante o processo de check-out. Isso pode ser por meio de:
– Criptografia de dados, como o certificado Secure Sockers Layer (SSL);
– Recomendação do uso de senhas fortes na hora da criação do cadastro;
Investimento em uma plataforma segura de e-commerce para evitar problemas futuros.
2 – Verifique as vulnerabilidades
Falhas no site podem aparecer sem que o time por trás do e-commerce perceba. Por isso, é essencial garantir a proteção de compra utilizando scanners de vulnerabilidade e realizando testes no seu site com frequência.
Invista em serviços especializados nesta área, pois eles vão analisar todos os detalhes do site e procurar qualquer possibilidade de falha que possa comprometer os dados do cliente.
Confira algumas das vulnerabilidades que podem ocorrer e que podem ser evitadas:
– Vulnerabilidade XSS: falha em aplicações web que permite uso de códigos maliciosos por parte dos criminosos para que os dados dos clientes sejam capturados;
– Manipulação do HTML: falha que permite a manipulação do código HTML da página, incluindo até mesmo a alteração de valor dos produtos do e-commerce;
– Pharming: captura do tráfego e redirecionamento para uma página falsa parecida com a original, fazendo com que o cliente coloque os dados em uma página fraudulenta sem perceber.
3 – Faça backups
Possíveis panes do sistema podem colocar em risco milhares de dados de clientes, prejudicando a proteção de compra e diminuindo, drasticamente, a reputação do e-commerce. Por isso, os servidores que guardam essas informações precisam ter backups em ambientes seguros e que possam ser recuperados com facilidade.
4 – Escolha bem o processador de pagamentos
O processador de pagamentos — a entidade que movimenta os valores do cliente para a conta do e-commerce — precisa ter uma atenção especial, uma vez que, caso não seja um serviço de qualidade e que invista em proteção contra falhas, pode acarretar prejuízos e dor de cabeça para o negócio e para o cliente.
Pesquise e escolha com consciência o seu processador de pagamentos.
5 – Tenha uma plataforma antifraude como parceira
Diversos problemas podem ser evitados com o uso da tecnologia antifraude correta e efetiva, como a perda de vendas, desperdício de recursos, atritos no processo de compra e, no geral, a diminuição da reputação do seu e-commerce. Os custos causados por uma fraude podem prejudicar o negócio de forma irreversível.
Um antifraude especializado e moderno será capaz, não só de bloquear as tentativas de fraude, mas de aumentar a aprovação de pedidos, inclusive quando o consumidor é um cliente novo para o e-commerce e não há um histórico que respalde sua movimentação.
Por exemplo, 98% das compras online no mundo são feitas por consumidores já vistos antes na Rede de E-commerces da Signifyd, o que faz com que bons clientes sejam reconhecidos imediatamente para acelerar o seu caminho à compra, mesmo que seja um cliente novo e sem histórico de compras no e-commerce onde está tentando comprar.
Todas essas medidas são essenciais para garantir uma experiência segura e fluida no seu e-commerce. Fraudes e falhas são pontos que podem fazer despencar a reputação de um site, fenômeno potencializado pela voz crescente dos usuários nos canais digitais. Atente-se a elas para oferecer um negócio virtual de qualidade e que leve à fidelização constante de clientes.