Queda foi provocada pelas categorias “Livros”, “Telefonia e celulares” e “Brinquedos”
O índice e-Flation registrou, em abril, deflação de 3,77% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 4,98 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,21%, e queda de 5,24 p.p. em relação a abril de 2013, quando foi apurada inflação de 1,47%.
Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
Apenas a categoria “Informática” apresentou inflação em abril, somando 0,88% de alta. As demais registraram queda: “Livros” (-11,91%), “Telefonia e celulares” (-3,56%), “Brinquedos” (-1,84%), “Medicamentos” (-0,75%), “CDs e DVDs” (-2,74%), “Cine e fotos” (-2,92%), “Eletrodomésticos” (-1,70%), “Eletroeletrônicos” (-7,56%) e “Perfumes e cosméticos” (-3,69%).
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apura deflação de 1,26%, representando queda de 1,33 p.p. em relação à igual período do ano anterior, quando se apurou inflação de 0,07%.
“A queda é resultado da acirrada concorrência no cenário virtual, decorrente da facilidade de pesquisa de preços por parte do internauta, o que segura a inflação em relação ao varejo loja física”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.