Logo E-Commerce Brasil

Preços de anúncios do Facebook inflaciona 18% em 2011

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A taxa de clique (CTR) para anúncios do Facebook aumentou 18% entre o primeiro e quarto trimestre de 2011, segundo um relatório divulgado em janeiro de 2012 pela TBG Digital. Dados do documento ainda informam que o CTR aumentou em média 7% entre o 3° e 4° trimestre, impulsionado pela França (100% de aumento), mas compensado pela Alemanha (18% de redução) e pelos EUA (- 2%). Na verdade, a França apresentou a maior inflação dentre todos os mercados analisados durante o quarto trimestre de 2011, seguido por EUA, Alemanha, Canadá e Reino Unido.

O estudo também mostra que o custo por mil impressões (CPM) inflacionou em média 8% entre o terceiro e quarto trimestre de 2011. No geral, houve um aumento de 23% nas taxas de CPM entre o primeiro e quarto trimestre de 2011, com os EUA enfrentando as taxas mais elevadas, à frente do Canadá e Reino Unido.

O custo por clique (CPC) aumentou em média apenas 1% entre o primeiro e quarto trimestre nos mercados analisados, embora nos Estados Unidos este aumento tenha sido de 10%. A TBG atribui este crescimento ao maior volume de investimentos de empresas em anúncios do gênero naquele país. Por outro lado, a queda de 11% no Reino Unido gera oportunidades aos comerciantes locais.

Dentre os setores que mais investiram em anúncios na rede social, companhias financeiras (18%) e de alimentos e bebidas (15%) possuem as maiores fatias, enquanto games, varejo (ambos com 13%) e entretenimento (9%) ocupam as posições seguintes.