Os preços dos produtos no comércio eletrônico subiram em média 0 04% em junho, na comparação com maio, de acordo com o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e do site Buscapé (Fipe/Buscapé), divulgado nesta segunda-feira, 1. Trata-se da quarta elevação de preço ao longo de 29 meses em que o indicador é calculado. Entretanto, de acordo com a Fipe/Buscapé, como ocorreu ligeiro aumento, não é possível assegurar que houve reversão da tendência deflacionária.
Dos dez grupos de produtos analisados pelo índice, sete registraram aumento de preço em junho: Brinquedos e Games (2 60%), Casa e Decoração (1,22%), Cosméticos e Perfumaria (0,70%), Esportes e Lazer (0,21%), Fotografia (0,12%), Eletrônicos (0 04%) e Moda e Acessórios (0,03%). Os três grupos que tiveram retração foram Telefonia (-0,14%), Informática (-0,04%) e Eletrodomésticos (-0,02%).
Das 151 categorias de produtos pesquisadas em junho, 91 tiveram aumento médio de preço de 0,41%, enquanto 60 apresentaram queda média de preços de 0,39%. Os produtos com as altas mais expressivas foram miniveículo (9,80%), miniveículo motorizado (3 02%), processador (2,59%), colchão (2,58%), memória para PC (2 30%), barbeador elétrico (2,06%), placa-mãe (1,66%), grill elétrico/sanduicheira (1,61%) e cama (1,59%).
Já os produtos com as maiores quedas foram toner para impressora (-3,67%), lavador a jato (-2,42%), chuteira (-2,40%), scanner (-1,97%), micro system/mini system (-1,73%), skate (-1,72%) e caçarola (-1,41%).
12 meses
Na comparação com o mesmo mês de 2012, junho teve queda de 4,59% com 8 dos 10 grupos sinalizando redução de preços. Das 151 categorias conferidas, 84 apresentaram queda média de 6,62%, enquanto 67 registraram aumento médio de preço de 2,88%.