Todo mundo conhece o cruzeiro do Roberto Carlos e em 2023, o aniversário da Xuxa em alto mar com fãs e influenciadores também deu o que falar. A empresa por trás desses eventos luxuosos, você conhece é a PromoAção, que já realizou mais de 300 eventos de shows a bordo. Foi assim que Bruno Cordaro, diretor comercial da PromoAção, subiu ao palco da última edição do Congresso Digitalização do Varejo 2023, para falar mais sobre a estratégia da empresa para escalar um produto tão exuberante quanto a promoção de eventos e festivais completos de música em navios de luxo. E o segredo está no engajamento de cada vendedor no contato com o cliente, realizado via WhatsApp.

O WhatsApp está em 99% dos celulares do Brasil e, segundo a pesquisa Panorama de Marketing desenvolvida em 2023, mais de 60% utilizam a ferramenta nas suas principais estratégias de vendas. Os dados mostram que a ferramenta é mais utilizada no atendimento comercial e no fechamento de vendas (72%).
A estratégia da PromoAção é um exemplo disso. A empresa, que trabalha com produtos voltados à paixão das pessoas, tem total preocupação em personalizar a venda para convencer o público a adquirir o produto através do digital. “Quem tem o poder aquisitivo, muitas vezes não tem intimidade com o digital”, afirma Bruno. “Por isso a venda direta é consultiva”, completa.
Cada produto, ganha estratégias exclusivas de venda e de lançamento, mas, de modo geral, as conversões são realizadas em aproximadamente 10 dias, após o estabelecimento de uma certa relação de confiança entre consultor e cliente. “A campanha não é de last click. O vendedor ganha a confiança e aí entra na cadência da venda”, explica Bruno Cordaro. Dessa forma, a PromoAção atingiu uma média de vendas via WhatsApp de 80% em relação a outros canais.
E como escalar? Para Bruno Cordaro, além da personalização, o suporte da Inteligência Artificial é fundamental para aprimorar a experiência do cliente. Mas, além disso, a PromoAção já tem planos de atuar em meios corporativos e, ainda, desbravar mercados internacionais.
Enquanto isso, o produto segue em processo de escalação e captação de novos clientes e prospects a partir do oferecimento de conteúdo de valor e comunicação amigável com a base para o oferecimento de um produto já antigo, mas com toque de inovação. “Nós pegamos um serviço básico e inovamos com o entretenimento”, diz Bruno.
Esse texto foi escrito por Itala Assayag em cobertura especial para o Congresso Digitalização do Varejo 2023.