As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) movimentaram R$ 19,4 bilhões em vendas no segundo trimestre de 2025, considerando tanto lojas próprias quanto marketplaces. Os dados são de levantamento realizado por plataformas de e-commerce e ERP do ecossistema LWSA.

O montante representa alta de 15,1% no GMV em relação ao mesmo período do ano anterior e crescimento de 6,7% frente ao primeiro trimestre. Apenas nas lojas próprias, o avanço foi de 13,3% em comparação ao 2T24.
Eficiência e expectativas para o varejo
De acordo com o estudo, ferramentas de gestão financeira e automação de processos têm ampliado a eficiência das PMEs, com recursos como controle de contas a pagar, antecipação de recebíveis e crédito. A receita líquida das operações de comércio digital somou R$ 266 milhões no trimestre, alta de 15,4% frente a 2024.
A análise também aponta que a multicanalidade, combinada a estratégias de marketing e integração com marketplaces, deve fortalecer os resultados dos empreendedores. Com a aproximação de datas como Black Friday e Natal, a expectativa é de um último trimestre de maior intensidade nas vendas e de aumento das chances de fidelização de novos clientes.