Logo E-Commerce Brasil

Planejamento financeiro é adotado pela maioria dos brasileiros, diz Mercado Pago

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O planejamento financeiro é uma realidade na vida de 82% entre 11 mil brasileiros, de acordo com dados do Mercado Pago, banco digital do grupo Mercado Livre.

Mercado Pago - estudo - Planejamento financeiro
(Imagem: Freepik)

Além do crédito em si, o planejamento das finanças de forma geral tem desdobramentos específicos. Para 28% das pessoas, esse tipo de manobra ajuda na organização de uma reserva emergencial. Por outro lado, 21% afirmam que visam dar entrada em um imóvel e 16% pretendem comprar um carro.

Ainda de acordo a pesquisa, 75% enxergam o crédito como opção de financiamento em objetivos de vida. A compra de um automóvel, por exemplo, é a escolha de 20% dos respondentes, enquanto ter uma reserva de emergência ou reformar a casa são citados por 19%. Dar entrada em um imóvel é mencionado por 18% dos respondentes.

Mais dados

Ao todo, 61% das pessoas preferem manter valores em uma conta que rende diariamente. Para Ignácio Estivariz, head de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil, esse tipo de funcionalidade é cada vez mais requisitada no país.

“O brasileiro tem procurado cada vez mais opções de rendimento simples e acessíveis e, de acordo com os dados, 56% afirmam que, quando sobra dinheiro no final do mês, costumam deixá-lo na própria conta corrente. Ter o seu dinheiro em movimento automaticamente é uma grande facilidade para eles”, explica.

A pesquisa foi realizada com 11 mil usuários do Mercado Pago, de 27 de fevereiro a 1 de março de 2024. Entre os entrevistados, 70% estão na faixa etária de 30 a 59 anos, sendo 61% homens e 38% mulheres.