A partir de sua base de usuários, o Pinterest apresenta às marcas informações relacionadas às festas de fim de ano. O motivo, de acordo com a plataforma, é levar insights às empresas para que alcancem os consumidores no momento da jornada de compras.

Assim como o recente lançamento de recursos, o Pinterest, em parceria com a GWI, traz uma infinidade de dados para anunciantes entenderem as principais demandas neste período de festas de fim de ano. Os principais insights incluem:
Eventos menos tradicionais
Segundo o aplicativo, usuários planejam eventos para expressar a sua identidade, reconhecer realizações pessoais e impressionar outras pessoas. A Geração Z, em particular, reserva tempo para comemorar o dia a dia. Aqui, as principais pesquisas são:
– “festas em casa” (+260% ano/ano);
– e “lanches para festa de trabalho” (+290% ano/ano).
Aplausos pessoais
Outro dado levantado está relacionado aos cuidados pessoais. Ou seja, as pessoas estão investindo em si mesmas com momentos especiais de autocuidado, com pesquisas como:
– “Tratamento de Princesa” (+595%);
– e “ideias para encontros solo” (+545%). Este tipo emergente de celebração é impulsionado por indivíduos que marcam conquistas pessoais e reservam espaço para introspecção.
Celebrações descontraídas como forma de fuga
Com as pressões financeiras pesando sobre o mundo das celebrações, o clima descontraído está em alta. Até os grandes eventos, como os casamentos, estão mudando — dois terços dos consumidores dos EUA/Reino Unido que pretendem se casar afirmam que planejam estabelecer as suas próprias tradições de casamento.
Comemoração da cultura
Conforme mostra o levantamento, trata-se de momentos mais sazonais, muitas vezes centrados em grupos religiosos, comunitários ou culturais. Entre os principais destaques estão:
– “festa do solstício de verão” (+245%);
– e “jogos de festa de Halloween” (+85%).
Unindo forças para criar celebrações significativas
Mais organizadores estão recorrendo aos convidados para ajudar a co-criar eventos. As pessoas, portanto, pedem à demais que contribuam de forma criativa e até mesmo financeiramente. No último ano, 41% dos anfitriões celebraram um aniversário temático.
Além disso, eventos como jantares coloridos ou jantares góticos sugerem aos convidados a se vestirem de uma determinada maneira, compartilharem ideias ou trazerem algo para impulsionar a estética da festa.
Planejamento de eventos no Brasil
O relatório também incluiu as celebrações e motivos de celebração mais distintivos de cada país. No Brasil, em primeiro lugar está uma partida/jogo esportivo, a fim de se reconhecer uma conquista pessoal. E em segundo lugar, novos membros da família, para o meu bem-estar/felicidade pessoal.
A seguir você confere outros dados da temática de comemorações extraídos do estudo do Pinterest — os Pinners são globais, da Geração Z e com idades entre 18 e 24 anos:
Aplausos pessoais
“Sozinho, mas feliz” +1710
“Viajando sozinho” +140
“Celebração do gol” +115
“Estética de festa privada” +110*
“Como se mimar” +80
Construção de vínculo
“Estética da festa galentina” +1285
“Ideias de comida para o Dia de Amizade” +540
“Jantar íntimo no quintal” +295
“Roupa de festa temática PJ” +290
“Ideias para festas em PowerPoint” +185
Criando alegria
“Ideias para festas temáticas coloridas para adultos” +9445
“Festa temática noite discoteca” +655
“Jantar de sereia” +445
“Ideias para festas em PowerPoint” +185
“Festa temática Cyberpunk” +160
Marcando o momento
“Jantar de fuga” +320
“Festa temática de divórcio” +190
“Ideias para festas temáticas dos anos 60, aniversário de 60 anos” +185
“Festa temática de despedida” +75
“Festa de casamento” +30
Comemorando a Cultura
“Festa temática de cassino de Natal” +175
“Celebração do equinócio de outono” +170*
“Comida elegante para jantar de Halloween” +85
Confira aqui uma cópia do relatório completo.