Logo E-Commerce Brasil

Pesquisas de uma palavra são as mais populares em motores de busca

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Pesquisas que se utilizam de longos termos, aquelas de seis ou mais palavras, apresentou um aumento mensal de 3% em julho de 2011, de acordo com dados da Experian Hitwise. Buscas por termos de cinco palavras cresceram 2% este mês, as de quatro cresceram 1%, enquanto as de 1-3 palavras se mantiveram estáveis e as de duas caíram 2%.

Entretanto, as pesquisas de termos curtos ainda correspondem à maioria do total. Pesquisas de uma palavra são as mais populares, correspondendo a 25% do total, enquanto as de duas palavras representam 23,5% e as buscas de três palavras são 19%. Somando-se os três temos 68% do total das pesquisas. Se ainda incorporarmos nessa conta os 13% de pesquisas de termos de quatro palavras, teremos mais de 80% das buscas conduzidas durante o mês de julho de 2011.

O Yahoo e o Bing alcançaram a maior taxa de sucesso em julho de 2011, superando substancialmente o Google. O Yahoo alcançou o primeiro lugar, com cerca de 81,36% das buscas executadas resultando em uma visita a um website, número estável com relação ao mês anterior.

O Bing ficou em segundo com 80,04% de sucesso nas buscas de julho, caindo um pouco mais de 1% com relação aos 80,6% obtidos no mês anterior. Enquanto isso, o Google apresentou taxa de sucesso de 67,56%, subindo quase 1% quando comparados aos 66,63% do mês passado. Estes dados mostram que o Yahoo e Bing tem uma taxa de sucesso respectivamente 20% e 18% superior a do Google. A Experian Hitwise afirma que a proporção de buscas mal sucedidas permitem aos motores de busca e comerciantes avaliar se estão funcionando de forma que os usuários encontrem informações relevantes para o que procuram.

O Google correspondeu a 66,05% do total de buscas conduzidas em julho nos EUA, queda de 2% com relação aos 67,12% obtidos em junho. A combinação dos motores de busca carregados pelo Bing alcançaram 28,05% das buscas do mês, somando os 15,07% do Yahoo Search e 12,98% do próprio Bing. O primeiro obteve um ganho de 4% em sua participação de mercado, subindo dos 14,49% do mês anterior, enquanto o Bing caiu 2% em julho, caindo de seus 13,19% obtidos em junho.

Os outros 73 motores de busca que aparecem no relatório Hitwise Search Engine Analysis corresponderam juntos a 5,9% das pesquisas de busca os EUA durante o mês de julho.

Os norte-americanos realizaram 19,2 bilhões de buscas principais em julho, subindo 3% com relação aos 18,7 bilhões de junho, de acordo com dados da comScore. Os sites do Google aparecem em primeiro, com 12,5 bilhões de busca, subindo 3% com relação ao mês anterior, seguidos pelos sites da Yahoo com 3,4 bilhões ( subida de 5%) e sites da Microsoft com 2,6 bilhões (queda de 3%).

Quando se olha para os motores de busca número três e quatro no ranking de buscas da comScore para os EUA, o Ask Network conduziu 494 milhões de buscas (subindo 3% com relação aos 478 milhões obtidos em junho), seguido pelo AOL Inc, que teve 251 milhões de buscas neste mês (5% a mais do que os 239 milhões obtidos no mês anterior)