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Pesquisa revela preferências de pagamento dos brasileiros e perspectivas futuras

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Hábitos de consumo dos brasileiros são profundamente influenciados pelo uso de cartões de crédito. É o que conclui a pesquisa “Hábitos do Consumidor”, divulgada pela Mastercard. Feito em 14 países da América Latina (inclui o Brasil), o estudo ouviu quase 9.500 pessoas com mais de 18 anos.

Para compras feitas com cartão de crédito em lojas físicas, a aceitação é o critério mais importante para 42% dos entrevistados

Entre os principais insights, sabe-se que mais da metade dos consumidores brasileiros (64%) preferem usar cartão de crédito, em comparação com 38% que optam pelo débito. Em 2023, segundo a Abecs, o valor transacionado por cartões de crédito e serviços foi de R$ 3,74 trilhões, com 42,2 bilhões de operações no período.

Cartão de crédito tem vantagem no e-commerce

Para compras feitas com cartão de crédito em lojas físicas, a aceitação é o critério mais importante para 42% dos entrevistados — seguido por conveniência (36%) e velocidade (35%). Já em compras online, o uso do cartão de crédito é ainda maior, com adesão de 69%.

Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard no Brasil, explicou que a preferência pelo crédito sobre o débito não se limita ao Brasil, mas também é observada em toda a América Latina e no Caribe. Segundo ele, isso ocorre principalmente por conta do contexto socioeconômico e dos costumes estabelecidos.

Brasil é um importante laboratório para os pagamentos

Os brasileiros demonstraram estar abertos a novos métodos de pagamento eletrônicos, com cerca de 89% dispostos a experimentá-los. Esse alto índice de adoção é visto como uma oportunidade de avanço e inclusão financeira por Tangioni. Além disso, o país é considerado um dos três maiores mercados para a Mastercard, ao lado dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Embora 2023 tenha sido desafiador devido a questões macroeconômicas e regulatórias, a Mastercard registrou o maior crescimento em market share dos últimos cinco anos. Para 2024, a empresa tem como objetivo alcançar 50% de suas receitas no Brasil por meio de serviços adicionais e continua apoiando novas tecnologias — como pagamentos em tempo real e ativos digitais.

Fonte: Meio & Mensagem