69% dos pequenos negócios vendem online na pandemia, revela SEBRAE
A 10ª edição do levantamento “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios”, elaborado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostra que atualmente 69% dos pequenos negócios vendem de forma online — redes sociais, aplicativos ou internet — no Brasil. Apenas 31% destes negócios operam apenas o varejo físico.
A pesquisa foi realizada de forma online entre os dia 25 de fevereiro e 1º de março de 2021, com 6.228 respondentes de todos 26 estados e Distrito Federal, composta por 57% de MEI (microempreendedor individual), 38% ME (microempresa), 5% EPP (empresa de pequeno porte). O erro amostral é de +/- 1% para os resultados nacionais, com intervalo de confiança de 95%.
Dos respondentes, 46% atuam no comércio, 44% em serviços, 6% em indústria, 4% em construção civil e 1% na agropecuária.
O estudo revela que 54% dos pequenos negócios perderam em média 54% do faturamento desde o início da pandemia. A pandemia de Covid-19 afetou significativamente as pequenas empresas. 79% delas tiveram diminuição no faturamento, 10% permaneceu na mesma, 8% teve aumento no lucro e 4% não responderam ou não souberam responder.