Logo E-Commerce Brasil

5 dicas para quem quer empreender em 2021

Por: José Augusto

É Diretor da La Femme, referência no segmento de calçados flats com pedrarias no Brasil. A empresa possui 12 anos de mercado e um parque fabril de 2.500 m², com produção diária de cerca de 1.500/pares para mais de 1.000 lojas multimarcas em todo os estados do Brasil e no mundo, como África do Sul, Bolívia, Colômbia, República Dominicana, Equador, Emirado Árabes Unidos, Estados Unidos, Paquistão, Paraguai.

Como empreender em 2021? É possível empreender em um cenário como o que vivemos atualmente? Essas e outras perguntas certamente estão povoando a mente de brasileiros que, neste momento de tantas incertezas, têm uma certeza dentro de si: o empreendedorismo pode ser um caminho positivo.

Segundo um levantamento recente do Sebrae, 2020 fechou com a impressionante marca de 11,3 milhões de MEIs ativos no Brasil, 20% a mais do que no fim de 2019. Ainda de acordo com o levantamento, um terço dessas formalizações correspondem a pessoas que começaram a empreender por necessidade, impulsionadas pela crise gerada por conta da pandemia.

É um cenário realmente complexo e diferente de tudo que já vivemos até aqui. Porém, pode ser uma oportunidade para quem deseja rentabilizar suas capacidades e habilidades — ou até mesmo criar novas possibilidades.

Dicas para empreender em 2021

Negócios online

O e-commerce já era uma tendência em forte crescimento no mundo todo antes da pandemia. Agora, então, é praticamente impossível pensar em um negócio, independentemente do tamanho, sem pensar também em sua presença digital.

Em 2020, o e-commerce no país cresceu mais de 73%. Esse fato foi apontado pelo índice MCC-ENET desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, .

Na fase de estudos e planejamentos para seu novo empreendimento, pense: como consigo oferecer meu produto ou serviço pela internet? Mesmo que você tenha uma loja física, essa rápida expansão do e-commerce por conta da pandemia levantou a necessidade de levar o negócio para o ambiente digital — o chamado omnichannel.

Com o coronavírus ainda obrigando os estados a reverem suas restrições frequentemente, a loja física até pode fechar por um tempo, porém a loja online sempre estará aberta para o público.

Marketplaces

Se o seu negócio ainda não tem presença digital — ou se você vende apenas pelas redes sociais —, partir para um marketplace tende a ser uma boa oportunidade de expansão. Os marketplaces são espécies de “shoppings digitais”, em que apenas um site reúne diversas lojas e uma ampla gama de produtos.

Grandes varejistas tradicionais transformaram seus e-commerces em marketplaces. Dessa forma, abriram espaço e proporcionaram uma boa visibilidade para lojas e marcas pequenas. Existem também marketplaces especializados para determinados nichos, como artesanato, artigos esportivos, e outros. É importante fazer uma pesquisa cuidadosa, verificando qual marketplace é mais adequado para o seu negócio.

Atenção às finanças

Coloque na ponta do lápis — ou nas linhas da planilha — o que você realmente tem em caixa e quanto um novo negócio custaria nesse momento. Aqui, vale o reforço da dica logo acima. Isso porque os marketplaces podem ser alternativas econômicas para quem ainda não pode colocar um site próprio no ar, com toda a estrutura e segurança que um comércio online requer. Considere custos com a produção, logística e demais investimentos iniciais, evitando gastos desnecessários e endividamentos inesperados.

Estude seu mercado

Essa é uma dica de suma importância. Inclusive, serve tanto para a fase de planejamento quanto para o momento em que seu negócio já estiver funcionando. Sempre estude seu mercado; sua concorrência direta e indireta; o que grandes marcas têm feito; quais são as tendências em marketing no seu nicho; os números desse mercado e demais dados essenciais.

Acesse as redes sociais das marcas. Observe o que o público tem buscado, qual é o tom da conversa, como os sites dos concorrentes apresentam seus produtos, entre outras informações. Sugiro que leia as principais publicações do seu segmento e também acompanhe os grandes portais voltados ao e-commerce, que sempre trazem dados essenciais.

Conheça e valorize seu diferencial

O que o seu negócio tem de único? Entender quais são os diferenciais do seu empreendimento pode ser o principal gancho para o sucesso dele. Cada vez mais — e sobretudo após as intensas mudanças que aconteceram do ano passado para cá — as pessoas buscam marcas que sejam humanas. Ou seja, que se conectem com seus consumidores e que ofereçam produtos e serviços com valor.

E para você, o que é essencial em um novo empreendimento?