- Invista em selos de segurança no rodapé de seu site. Eles são muito importantes para que os consumidores desconfiados possam se sentir mais seguro quanto a sua loja.
- Tenha bons feedbacks de clientes e, se necessário, de funcionários. O marketing de influência ou boca a boca, nunca morreu, por isso, peça para que seus clientes voltem para fornecer um feedback quanto ao seu produto, serviço e atendimento.
- Priorize o atendimento humanizado, educado e empático. Pessoas gostam de falar com pessoas. Treine sua equipe e tenha canais omnichannel, assim você pode melhorar a experiência do usuário e conduzir melhor o relacionamento com seu público nos pontos de contato/venda.
- A embalagem, muitas vezes, fica lá no fim da lista de afazeres do empreendedor, mas isso é um erro crucial, pois assim como o cliente cria expectativa quanto ao produto/serviço e atendimento, ele também espera uma embalagem que faça valer a pena aquela aquisição. Existem e-commerces que trabalham apenas com a embalagem básica, o papel de seda e uma cartinha. Já outros usam uma fragrância desenvolvida para a própria marca, uma embalagem multifuncional - que vira uma cabine, por exemplo - enfim, cada negócio precisa desenvolver sua própria identidade e isso vai muito além de padronizar artes e cores em sua conta no Instagram.
- Prazo de entrega: um assunto sempre muito polêmico. As vezes o problema parte do próprio comércio que terceiriza o produto vendido, não tem a peça ofertada em estoque, ou simplesmente envia o produto fora do prazo combinado no ato da compra, mas todos esses pontos são resolvidos internamente com um bom cronograma e gestão.
Seu e-commerce é confiável? Mostre isso ao cliente!
No dia a dia não nos perguntamos “meu e-commerce/negócio é confiável”? “Eu compraria no meu próprio site"? Pois bem, essas perguntas nunca foram tão válidas. Com a digitalização de muitas empresas durante a pandemia, muitas caíram do nada no digital. Lojas que antes eram apenas físicas, atualmente possuem uma rede virtual e isso pode ser fantástico se usado com sabedoria ou preocupante se feitas de qualquer jeito.
Recentemente, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o ICE e o ICC (Índice de Confiança Empresarial e Índice de Confiança do Consumidor, respectivamente), nos quais apresenta dados que comprovam a piora na confiança de dos públicos durante o mês de outubro.
Segundo a pesquisa, em relação ao número final de setembro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) recuou 1,1 ponto, para 96,4 pontos. Já o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) caiu 3,9 pontos, para 79,5 pontos. Os resultados têm como base dados coletados até o dia 14 de outubro.
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É com base nos dados acima que você, empreendedor (a)/empresário (a), precisa se preocupar, estruturando e aperfeiçoando seu negócio para que esses números não afetem sua empresa direta ou indiretamente.
Como todos já sabem estamos em um ano atípico devido à Covid-19, mas os próximos meses que antecedem o final do ano são primordiais para qualquer negócio, ainda mais para as lojas virtuais. Sendo assim, é importante o “novo” empreendedor virtual saber que alguns pontos vão ser de grande ajuda na hora de competir e conquistar clientes, cuja confiança quanto ao consumo está em baixa.
Para tanto, é preciso seguir algumas dicas: