O ano de 2015 foi bom para o PayPal, com crescimento próximo aos 3 dígitos. E os planos para investimento em 2016 não só estão mantidos, como o valor investido será o triplo do já investido anualmente desde a chegada do serviço ao país, afirma Mario Mello, presidente da companhia no Brasil. Tamanho otimismo tem razão de ser: o e-commerce brasileiro continua dando sinais de crescimento e o PayPal tem sido cada vez mais utilizado em situações cotidianas no mundo físico, como pagar o táxi ou o estacionamento do shopping, graças à tokenização.
“O objetivo é conquistar uma fatia de 30% do mercado. Há muito a crecer ainda”, afirma Mello, lembrando que o números de clientes da empresa no país ainda está em um dígito, mas pode chegar a dois. “São 3 milhões de contas hoje, com potencial de chegar a 20 milhões”, afirma o executivo.
Novos apps usando o PayPal como meio de pagamento estão previstos para os próximos meses. Um deles com a Claro. Os apps já existentes, como os dos 14 shoppings da rede Iguatemi, ganharão recursos como a possibilidade de adiantar o pedido e o pagamento da comida nos estabelecimentos da praça de alimentação. E o PayPal se ter uma carteira pré-paga, como forma de aumentar sua penetração no mercado brasileiro, incluindo aqueles consumidores que não possuem conta bancária ou cartão de crédito ou que não desejam usá-los.
“O usuário vai poder imprimir um boleto bancário para carregar a sua carteira PayPal”, afirma Mário Mello.
Note que é muito diferente da modalidade de pagamento com boleto, disponível para clientes de alguns bancos desde 2013, que permite escolher a opção de pagamento por boleto nos sites de e-commerce e ter o valor debitado da conta corrente dos bancos conveniados. A intenção é ter uma nova forma de inserção de crédito na carteira, sem a vinculação de um número de cartão de crédito ou de uma conta corrente.
A modalidade começou a ser testada este ano, para compra em sites internacionais. O valor carregado era em dólar, com pagamento feitos em reais. Em 2016 será possível carregar reais para uso da carteira no Brasil.
O apelo é pela conveniência. Pelo ganho de tempo no pagamento realizado através do PayPal, e também de segurança. Em 2015, a empresa investiu muito na política de proteção ao consumidor, estendendo as condições de restituição do pagamento a bens intangíveis , ampliando o prazo para abertura de disputas para 180 dias. Lançou também um programa que paga o frete da devolução de mercadorias (o comprador pode solicitar um reembolso de devolução até o limite de R$ 90 por mês).
Fonte: IDG Now