Logo E-Commerce Brasil

Pagamentos contactless superam em 59% outras formas de pagamento

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A tecnologia de pagamento contactless, também conhecida como pagamento por aproximação, tem ganhado destaque como a preferida dos consumidores para transações financeiras. Com essa modalidade, os clientes podem realizar pagamentos de maneira rápida e segura, bastando aproximar seus cartões ou dispositivos móveis dos terminais.

Pessoa aproximando o celular da maquininha de pagamentos para efetivar a compra.
(Imagem: Freepik)

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2023, os brasileiros efetuaram cerca de 2 milhões de pagamentos por hora, totalizando aproximadamente 50 milhões por dia. O volume de transações utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication) aumentou em 60% em comparação ao ano anterior. Esses números demonstram a rápida adoção e crescimento do pagamento contactless entre os consumidores no Brasil, consolidando sua posição no mercado.

Segundo informações analisadas pela Web Automação, em um período de 12 horas e em uma base de estudo de 3.000 CNPJs, foram realizadas um total de 3.173 transações em terminais de pagamento integrados ao Sistema de PDV da empresa. O valor total dessas transações atingiu R$ 98.611,29. Dessas transações, R$ 58.382,56 foram feitas por meio do método contactless, enquanto R$ 40.228,73 foram realizadas com o método de chip. Esse cenário revela uma liderança de 59% dos pagamentos contactless em relação às demais opções, indicando sua crescente preferência como método de pagamento mais frequente.

“A tecnologia de pagamento por aproximação têm se destacado como uma escolha conveniente e segura para os consumidores, e estamos observando essa tendência refletida nos dados de transações em nossa plataforma”, ressalta Araquen Pagotto, CEO e fundador da Web Automação. “Este avanço contínuo do universo contactLess ressalta a importância de oferecer soluções inovadoras e adaptáveis para atender às necessidades em constante evolução do mercado”, finaliza o executivo.