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Origem do Lead é o principal critério de segmentação de mailing

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Combinado de 55% das organizações B2B e B2C dos Estados Unidos afirmam segmentar sua base de e-mail marketing pela origem do lead (como motores de busca, redes sociais e site da empresa), enquanto 13% têm planos parta segmentá-la por este critério ao longo dos próximos meses, segundo um estudo apresentado em fevereiro de 2012 pela Econsultancy em parceria com a Email Experience Council.

O estudo também mostra que 53% das empresas segmentam sua lista de e-mails por dados demográficos, como idade, gênero e região. Embora 49% dividam seu mailing pelo comportamento de compra, como a aquisição mais recente, número de páginas visualizadas e tempo de permanência no site, quase um quarto pretende utilizar este princípio em seu processo de segmentação.

Quando analisado em separado o principal critério de segmentação utilizado pelos dois tipos de empresas, a pesquisa revela que comerciantes B2C são mais propensos a utilizar dados demográficos (67%), enquanto informações sobre o negócio são usados com maior frequência por empresas B2B (71%).

De acordo com outro estudo publicado em dezembro de 2011 pela StrongMail e Zoomerang, as empresas citaram a segmentação do mailing (44%) e a precisão do conteúdo enviado (44%)  como os principais objetivos para melhorar o desempenho de campanhas de e-mail marketing, atrás apenas do aumento da base de inscritos (48%).

Ainda segundo o estudo da Econsultancy e Email Experience Council, apenas 25% dos entrevistados oferecem aos assinantes uma versão móvel da peça de e-mail marketing, embora 37% pretendem disponibilizá-la nos próximos meses.

3 em cada 5 inquiridos não permitem aos inscritos customizar as preferências de entrega, tais como frequência ou data do recebimento.

Segundo outra pesquisa divulgada pela SeeWhy (clique aqui para ler), que analisou o comportamento dos consumidores quando abandonam o carrinho de compras, e-mails de remarketing aumentam em 55% valor do pedido quando comparado aos compradores que realizam compras sem receber e-mails do gênero.