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Ship from Store pode reduzir em 50% o custo de envio para pequenos e médios empresários

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Muitas vezes pequenos e médios e-commerces acabam perdendo vendas por não poder oferecer um valor competitivo no frete. Uma alternativa é o conceito omnichannel, por meio do sistema Ship from Store – SFS, muito usado por grandes lojas e marketplaces.

Para a implantação do SFS é preciso investir em um sistema de OMS — Order Managment System (sistema de gerenciamento de pedidos, em tradução livre), que tem um custo altíssimo, podendo chegar R$ 1 milhão.

“Com isso, você acaba deixando à margem todas as empresas menores, fazendo com que só os grandes players possam usufruir do ship from store”, explica Raphael Alexandre, Diretor da Omni Envios.

A novidade é que, agora, com o trabalho da Omni Envios, essa estratégia de logística torna-se acessível também aos pequenos e médios negócios. A empresa oferece o serviço para que os empresários que tenham de 2 a 50 lojas possam eliminar a necessidade do Centro de Distribuição.

Com o sistema, as pequenas e médias empresas podem movimentar seus estoques, integrando-os ao e-commerce de tal forma que eles também consigam fazer o envio a partir da loja.

Com SFS é possível uma entrega três vezes mais rápida. E a melhora no prazo de entrega gera a satisfação do cliente, porque receberá o produto de forma segura e dentro dos prazos estabelecidos.

Também há a redução em 50% do custo do frete. Essa economia favorece o aumento da taxa de conversão de vendas, uma vez que o valor do frete acaba sendo um chamariz, atraindo clientes pela possibilidade de economia.

O menor frete também reflete na diminuição do abandono de carrinhos, fazendo com que as compras sejam concluídas.

É o caso da Danny Cosméticos, rede de perfumaria e cosméticos, com 17 lojas físicas. Com o sistema da Omni ela reduzirá o valor gasto com frete em 37% nos próximos meses.

“Nossas entregas estão mais rápidas, chegando na Grande São Paulo em 1 dias e no interior 2 dias”, conta Gabriel Sacilotto, Diretor Inovação da Danny Cosméticos.

Outro ponto importante é que a empresário poderá descentralizar o estoque e passar a entregar os produtos das lojas mais próximas de seus clientes, inclusive economizando também na logística reversa.

“Consigo controlar todo meu estoque, acompanhar a entrega, fazer trocas ou devoluções, e tudo dentro do dashboard, de forma rápida, prática e segura”, ressalta Mikely Luna, Gerente Nacional de Vendas Online.

Estratégia começa a moldar o varejo online do futuro

A logística inteligente, com o conceito omnichannel, deixou de ser uma tendência para virar uma necessidade de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

Os lojistas precisam estar preparados e o momento para começar as mudanças é agora. “Essa estratégia de logística inteligente possibilita que os estoques das lojas físicas fiquem integrados. É possível aumentar as vendas, acelerar os prazos de entrega e gerar economia para os cliente e o negócio”, completa Alexandre.

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