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O impacto das novas ferramentas de busca da IA na comunicação digital do varejo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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“O seu negócio está pronto para o futuro?”, provocou Gleidys Salvanha, diretora de Negócios do Google Brasil, no Fórum E-Commerce Brasil 2025. Apresentando ferramentas como AI Overview, Gemini Live App, AI Mode e Try it on AI, Salvanha destacou como a Inteligência Artificial já está mudando radicalmente as jornadas dos consumidores, encurtando etapas e mudando a tomada de decisão.

Gleidys Salvanha, diretora de Negócios do Google Brasil/Imagem: R2PM

A busca multimodal, seja através do Google Lens, seja através do Circle to Search (circule para pesquisar, em tradução livre), inaugura a possibilidade do usuário pesquisar produtos sem ter que descrevê-los em palavras.

Segundo a diretora de Negócios do Google Brasil, isso abre margem para pesquisas mais elaboradas e mais alinhadas com a inspiração e intenção do consumidor.

“Em maio de 2025, lançamos a AI Mode e, em breve, teremos essa ferramenta disponível no Brasil, que é um dos países mais atualizados em termos de apropriação de tecnologias e também é onde o varejo é mais maduro”, comenta Salvanha.

Segundo ela, o diferencial do AI Mode e do Gemini Live App é que são plataformas treinadas no comportamento geral, mas também no comportamento do usuário. Além disso, elas possibilitam a criação de experiências agênticas de serviços, ou seja, são sistemas de software que podem executar tarefas, como agendar um um serviço, como uma ida ao cabeleireiro, por exemplo.

Na prática, isso significa que as marcas precisam incluir no seu rol de comunicação a AI awareness, ou seja, pensar estrategicamente como o seu negócio pode continuar relevante nesse novo modelo de busca. Diferente do consumer awareness, indicativo de quanto o consumidor presta atenção na sua marca, a AI awarness é sobre funcionalidade.

Assim, as marcas precisam ter vídeos que mostram a performance do produto, ter avaliações de outros consumidores, ou seja, orientar sua comunicação digital a fim de suprir o nível técnico de informação que a IA vai organizar e apresentar comparativamente ao consumidor.

Segundo a diretora, hoje em dia, as marcas precisam ativar essas duas linhas de percepção: inspiracional para o consumer awareness e informativo para a AI awareness.

“Estamos saindo de uma era de informação para uma era de inteligência”, afirma Salvanha, “Os usuários não mais buscam por produtos, mas por soluções. E, assim, as marcas deixam de ser anunciantes e passam a ser curadoras de necessidades e solucionadoras de problemas.”