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O case da Mobly como uma história de constante crescimento e aprendizado

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Fundada em 2011, a Mobly é uma das maiores empresas do comércio varejista online de mobiliário e decoração do Brasil. Um dos seus três fundadores, Marcelo Marques, contou um pouco dessa história de dez anos para o Fórum E-Commerce Brasil 2021, destacando a importância de construir uma trajetória profissional cercada de parceiros de negócios e como a resiliência é fundamental para alcançar bons resultados.

Desmistificar o empreendedorismo

Marcelo apontou que o objetivo da sua fala era desmistificar a ideia de empreendedorismo para mostrar o que realmente aconteceu, destacando quais foram os principais desafios e aprendizados que construíram a história da Mobly. A experiência de dez anos vivida pelo fundador e seus dois sócios foi descrita como uma “montanha russa”: dias de extrema empolgação e outros com notícias pouco animadoras. Entretanto, foram esses altos e baixos que desenharam o modelo de negócios que é praticado atualmente pela marca.

Sobre a cultura empreendedora, as dicas de aprendizado foram relacionadas a tocar projetos simples (sem almejar sempre grandes empreendimentos), mudanças na cultura da empresa e abertura para novas possibilidades, tomada de decisões sem uma receita pronta, avaliando caso por caso.

Ainda, Marcelo destacou a importância de lidar com pessoas, sendo um papel dos gerenciadores entender que em determinado momento não poderão cuidar de tudo e a preparação para as mudanças durante o processo do crescimento, pois a tomada de decisões difíceis são acompanhadas pela profissionalização. Para ele, “para andar com as próprias pernas, a empresa precisa de gente para esse desafio”.

Diante dos desafios

Alguns problemas em 2015, como a redução dos investimentos da Rocket Internet, empresa alemã investidora em comércios do setor de móveis, incêndio no Centro de Distribuição e declínio das vendas durante o cenário de instabilidade política e econômica com a crise naquele mesmo ano, levaram a Mobly a repensar sua estratégia de negócio, passando a funcionar com um modelo lento de trabalho que rendeu um turnaround apenas em 2017. Em sua fala, Marcelo explicou como é importante para os empreendedores ter uma válvula de escape, manter uma rede de apoiadores e não subestimar o valor de um mentor: são esses elementos que ajudam pessoas a atravessarem períodos de crise.

Novas estratégias de mercado

A pandemia, reflete o executivo, assustou no começo, mas atuou como mola propulsora para seus negócios. Além do crescimento de 100% do biênio 2019-2020, a Mobly também alcançou um GMV de quase 1 bilhão de reais no mesmo período. Houve também adoção da estratégia omnichannel com a abertura da primeira megastore na Marginal Pinheiros, em São Paulo.

A partir desse momento, iniciou a discussão sobre a abertura de capital da Mobly. Como uma startup, a ideia é que o crescimento seja rápido, e por isso é importante demonstrar para os investidores os seus economics e o investimento externo é um grande aliado na hora de alavancar projetos. De acordo com Marcelo, é importante não parar de trabalhar, mesmo com uma aparente solidez nos negócios, a integração dos colaboradores, clientes e fornecedores também deve ser levada como um legado a ser construído.

“A” proposta e o futuro

Em fevereiro de 2021, o banco B3 fez uma proposta para a Mobly. A abertura de capital na Bovespa fez com que seu valor saltasse mais de 30% na estreia na bolsa de valores, as precificações do IPO chegaram em 31% e levantaram 812 milhões de reais. Mesmo com com as notícias de crescimento, Marcelo almeja alcançar mais resultados e conta com entusiasmo que planeja para a Mobly um futuro baseado em três pilares:

  • A – capturar crescimento estrutural de e-commerce – estratégia multicanal;
  • B – desenvolvimento da plataforma;
  • C – novos mercados (expandir e transformar a Mobly em uma marca da América Latina).

Por Amanda Lucio, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil.

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