Logo E-Commerce Brasil

Latino-americanos visitam cerca de seis canais antes de comprar, segundo Kantar

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Em um cenário de instabilidade econômica na América Latina, 131 milhões de famílias estão se transformando em especialistas na procura das melhores ofertas, pesquisando em diferentes canais para esticar o orçamento. Para entender como e onde são feitas as 25 bilhões de escolhas dos consumidores, a Kantar lançou o relatório Omnichannel Latam 2024.

Mulher negra de cabelo cacheado sentada dentro de casa com um smartphone na mão.
(Imagem: Freepik)

Ano passado, o estudo apontou a estabilidade do ominchannel com uma média de acesso de 7,5 canais para compras. Já em 2024, o estudo revela que 21% dos compradores latino-americanos utilizam, em média, seis canais diferentes antes de concluir as compras.

“Como este é o grupo que reúne a maioria dos consumidores, sugere que a preferência ainda é por um número diversificado, mas gerenciável, de lojas para suprir as necessidades”, explica Marcela Botana, Diretora de Desenvolvimento de Mercado Latam da Kantar.

Os canais mais utilizados são: feiras, supermercados, atacadistas, farmácias, minimercados e lojas tradicionais.

Canais em alta: custo-benefício é prioridade

Em relação ao crescimento em valor entre 2022 e 2023, se destacam os canais que apresentam melhor relação custo-benefício, reflexo da inflação:

  • Mercados de bairro e lojas de conveniência (+28%);
  • Atacadistas (+24%);
  • Lojas de descontos (+23%).

Lojas tradicionais e supermercados ainda são essenciais

Mesmo com a ascensão dos outros canais, as lojas tradicionais e os supermercados continuam desempenhando um papel importante na vida dos latino-americanos. Um consumidor visita o canal tradicional, em média, 75 vezes por ano (uma vez a cada cinco dias). Já os supermercados são frequentados cerca de 29 vezes por ano (duas vezes por mês).

E-commerce em alta: novas opções e aumento no valor das compras

O comércio eletrônico, que já alcança 30% de penetração na América Latina, também registra crescimento significativo, com quase 2 milhões de novos compradores em toda a região e aumento de 20% no valor médio das transações. Na hora da compra online, os latino-americanos preferem os sites ou aplicativos de redes físicas e o WhatsApp, ambos com 12% de penetração.

Cada canal, um propósito

O estudo da Kantar também mostra que cada ponto de venda tem um propósito. Hipermercados, supermercados e lojas de descontos são utilizados principalmente para compras de reposição, enquanto os atacadistas são mais focados em compras para estocar. Já minimercados e pontos de venda tradicionais atendem às necessidades diárias ou urgentes. É importante ressaltar que esses papéis dos canais estão em constante evolução, junto com as preferências dos consumidores.

Compreendendo as categorias de produto por canal

O estudo também destaca a categoria de produto ideal para cada canal. Como exemplo, os alimentos são mais consumidos em hipermercados, produtos de saúde e beleza em farmácias e produtos de limpeza em lojas de descontos, o que representa oportunidades para a indústria se adaptar às preferências dos consumidores.

O relatório Omnichannel Latam 2024 da Kantar oferece um panorama completo do comportamento do consumidor latino-americano em um cenário de instabilidade econômica. O estudo revela a importância da omnicanalidade, a busca por canais que ofereçam o melhor custo-benefício e a relevância contínua das lojas tradicionais e dos supermercados. As empresas que compreenderem as nuances do comportamento do consumidor e se adaptarem às suas necessidades terão maior sucesso neste mercado em constante mudança.