Publicidade: Banner
Logo E-Commerce Brasil

Nuvemshop explica: como criar loja virtual com auxílio de inteligência artificial 

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher mexendo no celular em frente uma arara de roupas
Imagem: reprodução

O crescimento contínuo do varejo online no país representa uma oportunidade para quem deseja empreender. Somente no primeiro semestre de 2023, os pequenos e médios empreendedores online faturaram R$1,5 bilhão, 25% a mais do que em 2022, de acordo com levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina. 

Para quem tem esse sonho, mas não sabe por onde começar, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática – escola de empreendedorismo online da Nuvemshop –, preparou dicas de recursos tecnológicos para criação de um negócio digital do zero. “As ferramentas de inteligência artificial disponíveis hoje facilitam muitas etapas na criação de um negócio online e os empreendedores podem iniciar suas vendas em poucas horas”, explica. 

A primeira recomendação da especialista é encontrar o propósito de sua loja. Para isso, ela recomenda a utilização da ferramenta Ikigai, na qual é possível encontrar ideias de negócios de acordo com a personalidade e intenções de cada um. “Somente olhar listas de ideias de negócios não é suficiente para empreender. É preciso encontrar um nicho que encante e que esteja alinhado aos nossos objetivos de vida. Ao responder as perguntas do Ikigai é possível encontrar esse direcionamento”, detalha. 

Com o direcionamento de negócios alinhados ao propósito, o empreendedor pode utilizar outras ferramentas de inteligência artificial para diversas etapas do desenvolvimento da loja online. Confira as recomendações da especialista:

 – AgentGPT: ferramenta que auxilia na busca de melhores fornecedores de produtos para cada negócio. Basta digitar na busca de forma detalhada, por exemplo, “quais os melhores fornecedores de cosméticos naturais no Brasil, que vendem online, e tenham pedido mínimo de até R$ 500”.

– Ecommerce na Prática Canvas: o Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver um modelo de negócio em uma única página. O Ecommerce na Prática disponibiliza o quadro para download gratuito. 

– Canva: ferramenta de design gráfico gratuita na qual é possível preencher o quadro de modelo de negócios, bem como desenvolver outros materiais gráficos para a loja virtual. 

– ChatGPT: ferramenta de inteligência artificial que pode auxiliar em ideias para o modelo de negócios, como missão, valores, objetivos e até slogan. É preciso apenas escrever o que se busca detalhadamente, por exemplo, “quais são os principais objetivos de uma loja virtual do segmento de cosméticos?”. 

– Nuvemshop: plataforma para criação de lojas virtuais na qual é possível criar uma loja completa, com todas as ferramentas e integrações necessárias para começar a vender. A Nuvemshop oferece diversos planos, incluindo um gratuito. 

– Flair.ai: ferramenta para edição de fotos de produtos, como remover fundo ou inserir cenário.

“Inteligência artificial é uma ferramenta poderosa, que requer conhecimento, organização e objetivos bem definidos para conduzir nossos negócios ao sucesso. As ferramentas não farão todo o trabalho sozinhas, mas são uma ajuda preciosa quando sabemos como usá-las”, finaliza Tonhela.

Publicidade: Banner