Logo E-Commerce Brasil

NRF: Pensando em vender para fora do Brasil? Veja o perfil de quem está comprando online

Por: Tiago Baeta

Fundador e Editor do E-Commerce Brasil

Se alguém construísse um típico perfil do consumidor que tem comprado online entre países, ele seria uma mulher, millennial, casada, sem filhos, que mora na Ásia ou Emirados Árabes.

Durante a NRF 2022, em Nova Iorque, a ESW apresentou uma pesquisa completa com 15.000 consumidores, analisando hábitos de compra, comportamentos e atitudes, especificamente relacionadas a experiência de compras cross border.

Quem está comprando e como eles buscam por esses produtos?

Sem surpresa nessa questão, a pesquisa confirmou que os Millennials (pessoas que nasceram entre 1980 e 1995) ainda são esmagadoramente os mais propensos a fazer compras cross border em todos os países estudados, exceto o Canadá, que traz uma geração mais jovem.

Quando se trata de conhecer novas marcas e produtos, o YouTube é líder, seguido por Facebook, Instagram e Tiktok.

Desde fevereiro de 2021, os Millennials ampliaram suas compras internacionais de cosméticos, fragrâncias e artigos de luxo em mais de 5%. Em geral, essas categorias foram de destaque. Categorias como roupas, saúde e beleza e cuidados com a pele, registraram aumentos mais modestos.

Durante a pandemia, presentear alguém foi uma maneira de se sentir conectado aos amigos e familiares. Cerca de 32% dos entrevistados relataram que pretendem comprar mais presentes nos próximos meses.

Mas as principais razões que os consumidores citam para comprar em outros países, são:  a experiência de uma compra anterior em algum site estrangeiro (26%), pagar menos do que pagaria no mercado interno (26%) e descobrir produtos que não encontram no seu país (25%). Razões secundárias incluem também variedade de produtos e falta de disponibilidade local, que cresceu bastante durante a pandemia.

E onde eles preferem comprar?

Os marketplaces novamente lideram a preferencia dos consumidores, seguidos por sites multi marca.

 

*O E-Commerce Brasil está na NRF 2022 apoiando os executivos dos grupos do Varejo180 e Bauty Fair e realizará um evento focado em e-commerce no Harvard Club, no dia 17/01, em parceria com a Varejo180. Acompanhe a cobertura por aqui e também pela Consumidor Moderno. #ecommercebrasil #v180nrf2022