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Novas tendências para potencializar o comércio nas redes sociais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A 8thBridge, empresa norte-americana especializada em social commerce, divulgou neste mês o primeiro relatório preparado a partir da análise das 200 maiores marcas varejistas no Facebook e também de entrevistas com 1.202 usuários da rede nos Estados Unidos. Embora reflita o comportamento dos consumidores deste país, o estudo revela, ao mesmo tempo, importantes tendências do Varejo 2.0. (veja também qual é a opinião da TerraForum sobre essas tendências em nosso canal YouTube e em artigo publicado na Harvard Business Review).

A pesquisa identifica as estratégias usadas pelas empresas em suas fan pages e a experiência dos usuários com as respectivas marcas, apresentando, ao final, uma classificação de acordo com três índices – alcance, engajamento e compra. As três empresas que obtiveram maior engajamento por apresentarem ofertas relevantes de forma inovadora são GameStop [/GameStop], Victoria’s Secret [/victoriassecret] e Walmart [/walmart]. Elas indicam três tendências emergentes – a importância da personalização de experiências, o aumento do boca-a-boca com venda para fãs e a melhoria de conversão com ofertas direcionadas para pequenos grupos.

Integrar o website com funcionalidades do Facebook é uma das estratégias recomendadas, uma vez comprovado que o uso dos botões “like” e “share” influenciam significativamente o comportamento de compra dos usuários. Dados importantes do estudo a serem registrados:

  • 57% dos “likes” partem de compradores do produto e 30% de pessoas que ouviram comentários positivos sobre ele
  • 35% dos usuários consultados, que correspondem a 22 milhões de usuários do Facebook, são mais propensos a comprar itens que receberam o maior número de “likes
  • 35 milhões de usuários do Facebook já compartilharam um produto na rede

O GameStop é um exemplo que integra de forma simples o website e o Facebook – o usuário pode compartilhar itens do site na rede social e, na fan page, encontra uma loja que o direciona para compra no site.

No entanto, para obter um bom resultado é preciso somar essa integração a um conteúdo que estimule o engajamento. Updatescom menção a produtos são os mais eficazes, pois colaboram para aumentar 30% esse índice.

O relatório completo pode ser obtido após um rápido cadastro no site da 8thBridge.

Com informações de TerraForum