Logo E-Commerce Brasil

Como usar o ChatGPT e outras IA para melhorar a performance do seu e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O ChatGPT é o assunto do momento. Diante disso, você já parou para explorá-la e pensar sobre como usar o ChatGPT e outros recursos de inteligência artificial (IA) para melhorar a performance do seu e-commerce?

Se ainda não, nós estamos aqui para te ajudar a fazer exatamente isso! A seguir, você conhece um pouco mais sobre o ChatGPT e seu potencial, bem como outras ferramentas de IA que vão ajudar seu negócio.

O mundo de possibilidades do ChatGPT

Vamos começar conhecendo o protagonista da vez? O ChatGPT é um chatbot que tem como base a tecnologia GPT (Generative Pre-trained Transformer), ambos desenvolvidos pela empresa de tecnologia e inteligência artificial OpenAI. 

Na prática, isso significa que ele é capaz de analisar perguntas e solicitações mais complexas e contextuais, e gerar retornos mais naturais, personalizados e satisfatórios para elas. 

A partir dessa premissa, o ChatGPT pode:

Fornecer informações sobre diversos temas em diferentes formatos, linguagens e nível de profundidade;

Realizar análises, organizações e sínteses de dados online ou fornecidos pelo usuário; 

Sugerir soluções a partir das informações e conteúdos fornecidos na conversa;

Gerar textos com base nas demandas e diretrizes apresentadas pelo usuário;

Ser integrado a outras ferramentas e serviços para automatizar e executar tarefas simples, como definir lembretes ou enviar e-mails;

Aprender com as interações, melhorando ainda mais sua capacidade de retorno para cada usuário.

Ou seja, o ChatGPT pode ser seu mais novo colega de trabalho, sua fonte inteligente de pesquisa, seu assistente virtual que vai te ajudar nas suas demandas e desafios a partir de uma boa conversa. Basta saber fazer as perguntas certas.

As perguntas certas são o que chamamos de “prompts” ou “comandos”, em português. Quanto mais específico você for na sua solicitação para a plataforma, melhor tende a ser a resposta obtida.

Outro ponto interessante é que o ChatGPT é capaz de manter o fluxo de conversa, lembrando o que foi dito, solicitado e entregue anteriormente. Assim, fica muito mais fácil interagir e direcionar a ferramenta.

E o que ela pode fazer pelo seu e-commerce?

Você pode usar o ChatGPT para melhorar a performance do seu e-commerce a partir de prompts envolvendo:

Análises e otimizações de código;
Sugestões de otimização para SEO;
Buscas de palavras-chaves relevantes;
Análises de concorrentes e sugestões baseadas nisso;
Elaboração de CTAs mais atrativos;
Produção, revisão e otimização de blogposts, descrições de produtos, textos institucionais, títulos e outros elementos textuais;
Análises das opiniões dos clientes sobre seus produtos e serviços.

Além disso, vale testar comandos baseados na sua realidade e necessidade, e ver o que a ferramenta te retorna. Caso ela não seja capaz de fornecer os dados que você está solicitando, ela te informará. E se a resposta gerada não for satisfatória, é possível sempre gerar uma nova ou ajustar a pergunta.

Se quiser ir ainda mais longe, a ferramenta também pode ser integrada ao seu e-commerce e ser usada para otimizar seu atendimento e personalizar a experiência do usuário. No entanto, essa integração demanda um conhecimento técnico avançado.

Outras ferramentas IA úteis para e-commerces

Além do ChatGPT, existem outras ferramentas IA que podem ajudar seu negócio e valem a pena testar:

TextCortex AI e Hypotenuse AI

Ambas são ferramentas para geração e otimização de descrições de produtos. A partir delas, você poderá melhorar a experiência de compra do seu e-commerce, fornecendo mais e melhores detalhes sobre seus produtos. Além disso, boas descrições ajudam no rankeamento das suas páginas e elevam suas chances de conversão. 

SEO.ai

Falando em rankeamento, a SEO.ai é uma ferramenta que pode te ajudar a criar ou adaptar textos para mecanismos de buscas. Ela opera em mais de 50 idiomas diferentes e garante mais agilidade e assertividade na produção de conteúdos otimizados. 

Jasper AI

A especialidade da Jasper AI é a criação de blogposts, no entanto, você pode usá-la também para auxiliar na criação de textos para campanhas, banners, descrições e outros elementos e páginas do seu e-commerce.

Contar com a ajuda de ferramentas IA pode ser realmente útil, principalmente em tarefas mais repetitivas e etapas iniciais ou de refinamento de um projeto. Entretanto, é importante lembrar que a tecnologia tem suas limitações.

Portanto, lembre-se de usar esses recursos como soluções auxiliadoras, e não como soluções que entregam resultados prontos e acabados.

Se você está buscando melhorar o desempenho do seu site e aumentar as conversões, pode também contar com a ajuda da Nerau CX. A Nerau é especializada em encontrar soluções para otimizar sites e e-commerces para que eles gerem ainda mais resultados.

Saiba mais sobre o trabalho de CRO (Otimização da Taxa de Conversão) e cases de sucesso da Nerau.