Após sucessivos anos de sucesso, podemos dizer, com certeza: é a maior data para o e-commerce no ano. Com o grande número de lojas migrando para o e-commerce, em 2020 observamos números jamais vistos na data tão esperada e, para 2021, a tendência é melhorar cada vez mais.. O varejo online precisou se adaptar para receber um volume cada vez maior de compradores e prestar um atendimento rápido, transparente e resolutivo.
Assim como em 2021, na Black Friday o foco deve ser mantido na experiência do cliente – compra, atendimento, entrega e pós-venda – pois estes são um dos pontos cruciais que vão separar histórias de sucesso e fracasso na quarta semana de novembro, mais precisamente no dia 26.
Nesse evento tão esperado, não podemos deixar as ofertas para última hora: é importante já estar com os estoques preparados, assim como criar estratégias para engajar e aproximar clientes nas semanas que antecedem a data. Focar em CRM, com a criação de listas VIP, grupos com ofertas exclusivas, landing pages para aquisição de novos leads com descontos especiais e trabalhar com nichos e categorias de seu site são algumas das estratégias possíveis.
Pense que você está visitando seu cliente com produtos em mãos, bate na porta dele e oferece seus benefícios. A casa, no online, vira a caixa de entrada. As palmas podem ser o assunto do e-mail (ou do disparo em outras plataformas que fizer). Os produtos e os descontos já falam por si só.
É claro que preparar um e-commerce para a Black Friday envolve muitos outros pontos, como experiência do cliente, pagamento, estoque, plataforma, servidor, logística e SAC. Pensando nisso, a Nação Digital, agência de Inbound Commerce, preparou a “Checklist para a Black Friday”, um guia para auxiliar gestores a deixar a loja 100% pronta para a data.
“Entenda a Black Friday não apenas como uma campanha de vendas. Mas também como uma oportunidade de estreitar o relacionamento com seus clientes! Aposte em campanhas de captação e invista em um CRM fantástico para que esses clientes não comprem apenas em novembro, e sim por todo o ano. Vender mais para o mesmo cliente é a chave, e a Black Friday é um importante propulsor disso”, afirma Afonso Schnaider, Diretor Comercial e Sócio da Nação Digital.
Clique aqui para baixar gratuitamente a Checklist para a Black Friday!
Leia também: Google diz que multa antitruste de US$ 5 bilhões da UE tem cálculos errados.