O modelo Direct-to-Consumer (D2C), no qual marcas vendem diretamente ao consumidor final sem intermediários, segue como uma das principais apostas do e-commerce brasileiro. Apenas no primeiro semestre de 2025, empresas que atuam nesse formato faturaram mais de R$ 3 bilhões, alta de 26% em relação ao período homólogo. Os dados são da Nuvemshop, que conta com mais de 170 mil marcas em sua plataforma.

O relatório constatou que 64% de marcas com vendas D2C têm dificuldade em se comunicar de forma estratégica. Além disso, 40% ainda dependem de tráfego pago e buscam alternativas para construir comunidades engajadas e 68% relatam baixa conversão e desafios para escalar o negócio.
Ainda segundo o levantamento, apesar do crescimento do e-commerce brasileiro, muitos lojistas ainda enfrentam insegurança. Entre os pontos que envolvem essa vulnerabilidade, estão se comunicar de forma estratégica, criar conteúdo consistente e relevante, aumentar a visibilidade e destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo.
Para Bernardo Brandão, CMO da empresa, o movimento representa uma ruptura nos modelos tradicionais de distribuição.
“Ao investir em um modelo de venda direta ao consumidor com um site próprio de vendas, o lojista consegue comunicar sua marca e seu produto de maneira diferenciada, tendo controle total da operação e da experiência do cliente – da produção até o atendimento. Apoiado por dados sobre a jornada de compra, consegue entender e antecipar as necessidades dos clientes, buscando aumentar cada vez mais seu Lifetime Value (LTV) ao vender mais e de forma recorrente, gerando crescimento com eficiência”, afirma.
Tendências do D2C
O crescimento do setor tem sido impulsionado por mudanças no comportamento de consumo e pelo avanço de novas estratégias digitais. Entre as tendências destacadas pela Nuvemshop estão:
- Personalização como padrão: produtos customizáveis, adaptados às preferências individuais dos consumidores, ganham espaço em setores como moda, decoração e cosméticos;
- Comunidades digitais: marcas têm investido em espaços online para engajar clientes, reduzir custos de aquisição e fortalecer a fidelidade;
- Força dos micro influenciadores: criadores de conteúdo de nicho, com menor alcance mas alto engajamento, têm sido cada vez mais relevantes para campanhas de marketing.
Evento dedicado ao modelo
O D2C Summit, evento organizado pela Nuvemshop, tem como proposta conectar mais de mil marcas com congressistas presentes, além de promover aprendizado e geração de negócios entre players do varejo digital brasileiro. O evento acontece nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Entre os nomes confirmados para essa primeira edição do encontro da Nuvemshop, estão Caito Maia (Chilli Beans), Fabi Justus (Les Cloches), Beatriz Guarezi (Bits to Brands), Hernane Ferreira Jr. (The News), Beatriz Caproni (Spotify), Letícia Vaz, Uana Amorim, Joel Jota, entre outros palestrantes e painelistas.
O ingresso do D2C Summit pode ser garantir por meio do site oficial.