A contribuição do varejo de moda, segundo a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), não se resume ao volume de vendas. Um dos pontos analisados, principalmente em 2024, foi sua capacidade de inovação. De acordo com Edmundo Lima, diretor-executivo da entidade, a digitalização têm sido uma das marcas do setor, influenciando na diversificação dos canais de atendimento e aprimoramento da experiência de compra.

O executivo afirma que todos os pontos foram importantes para garantir um bom desempenho no ano passado, além de um crescimento sustentável. Em soma a isso, a oferta de crédito em crescimento, recuperação gradual do mercado de trabalho e estímulos econômicos garantiram uma demanda positiva para o mercado têxtil internamente.
Cenário
Em nota, a ABVTEX cita um “otimismo” para este ano, baseando-se nos resultados do PIB de 2024. Mesmo assim, entende-se que “desafios estruturais” devem ser superados. Os principais, na visão da associação, são a elevada carga tributária e complexidade do sistema regulatório.
“A ABVTEX defende a isonomia tributária e regulatória para um ambiente de negócios mais eficiente, que permita ao setor continuar contribuindo de maneira significativa para o crescimento econômico do País”, diz Lima.
Expectativas positivas
A entidade entende que a alta de 7,3% nos investimentos do setor em 2024 representa a confiança do setor privado na economia brasileira, além de evolução do ambiente de negócios. “Com esforços conjuntos entre o setor público e privado, temos o potencial de impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, complementa o diretor.
Apesar disso, o executivo ainda observa que os obstáculos estruturais do sistema econômico, citados acima, pdem minar o impulso da competitividade do varejo de moda.
Congresso Moda & Beleza
Para discutir mais possibilidades e caminhos relacionados ao segmento, o E-Commerce Brasil traz, em 2025, a primeira edição do Congresso Moda & Beleza. O evento reúne especialistas consolidados como Rosangela Silva (Negra Rosa) e o estilista Alexandre Herchcovitch. Do lado das marcas, SHEIN, Macy’s, L’Oréal, entre outras, também estarão representadas.