De carona no fenômeno de redes sociais como TikTok, o mercado de beleza vem aumentando seu público na América Latina, principalmente entre a geração Z. A categoria de produtos de cuidados capilares, por exemplo, cresceu 68% na região em 2024. Os produtos de skincare também são os mais procurados pelos mais jovens, assim como a maquiagem, sempre inspirada em trends que circulam nos vídeos curtos da plataforma.

A autenticidade é a onda do momento, e sua valorização nas redes está associada à construção de uma conexão personalizada com o consumidor. Ao cativá-lo, a venda não apenas é feita, como também é criada uma conexão que expressa valores. Quem entende do assunto é Rosangela Silva, que vem criando sua comunidade desde o tempo das blogueiras. Com a Negra Rosa, sua marca de cosméticos e maquiagem voltada para a população negra, a empreendedora ouviu as necessidades dos seus seguidores, e por isso, resolveu lançar produtos para esse público negligenciado até pouco tempo atrás.
Convidada para integrar a Plenária Beleza do Congresso Moda & Beleza, no próximo dia 27, Rosangela Silva também foi uma das entrevistadas da edição n.º 77 da Revista E-Commerce Brasil, em outubro de 2023. Naquele período, a Negra Rosa tinha acabado de ser adquirida pela Farmax, e a farmacêutica planejava expandir as operações da marca com o aporte de R$ 100 milhões até 2027.
Durante o bate-papo, ela ressaltou a importância da internet para a criação da marca, destacando como o ambiente virtual é um ótimo espaço para “criar comunidades”, mas sempre com atenção ao que será veiculado, pois os valores devem estar alinhados com o impacto que a marca quer causar no consumidor.
Nesse caso, a empresária que reúne atualmente cerca de 300 mil seguidores em sua rede social, demonstra como uma marca nativa digital pode obter sucesso ao inspirar e engajar sua comunidade, transformando-a em consumidora de um produto capaz de traduzir um estilo de vida.
Beleza autoral e independente
Com sua expertise no mercado de beleza e vivência entre a comunidade negra, o painel composto por Rosangela no Congresso Moda & Beleza vai trazer ao evento as percepções do e-commerce na jornada das marcas autorais de beleza, uma atualização das tendências de 2025 e novidades da marca. Junto a ela, também estarão Lena Peron, da Feito Brasil Cosméticos, e Estela Teixeira, da Cover4Him Men Care.