Embora ainda muito incipiente no Brasil, o e-commerce realizado por meio de aparelhos portáteis parece estar se arraigando de vez no mercado britânico. Segundo uma pesquisa do IMRG Capgemini, o mobile commerce pode representar 20% do comércio eletrônico no Reino Unido até o final do ano.
Durante o segundo trimestre de 2012, as compras realizadas por meio de dispositivos móveis cresceram 3,4%, e agora representam 11,6% do mercado de e-commerce. Há dois anos, esta proporção era de apenas 0,4%, o que representa um crescimento nominal de 2.900% entre 2010 e 2012.
O tráfego que corresponde a usuários móveis também evoluiu de forma contundente. Hoje, 21,1 das visitas a sites de varejo se referem a um smartphone ou tablet. No entanto, a pesquisa pontua que a taxa de conversão vem decrescendo, indicando que aumentou o número de usuários que utilizam seus aparelhos apenas para consultas.
Para a porta-voz do IMRG, Tina Spooner, os varejistas daquele país estão começando a aceitar o fato de que é os consumidores que conduzem suas operações, através de seus hábitos de navegação. Ela comenta que os usuários móveis são mais propensos a comparar preços e menos inclinados a comprarem algo no primeiro site que acessam.