Uma mulher não é a mesma depois que se torna mãe. Tanto é que o empreendedorismo materno tem ganhado espaço no mercado e, consequentemente, no e-commerce. Poliana Amâncio, da MJ Artesanatos, é um exemplo de trajetória de sucesso, com tentativas que tiveram de ser adaptadas e um caminho sólido que só poderia chegar à parceria com a Nuvemshop, a plataforma de e-commerce líder da América Latina.
Hoje a loja é integrante da Nuvemshop Next, solução com o melhor custo-benefício para as pequenas e médias empresas. Com a plataforma, a MJ aumentou em 8x o seu faturamento. Entre as vantagens desse modelo estão a disponibilização de um gerente de conta dedicado para orientar o negócio e todo um ecossistema de apoio à gestão, marketing e outras necessidades do e-commerce. O plano, desenhado para marcas consolidadas ou em expansão, é o reflexo do propósito da Nuvemshop: transformar sonhos em histórias que transcendem.
Nasce uma mãe, nasce uma empreendedora
Poliana trabalhava no ramo alimentício quando teve sua filha, em 2009, e decidiu mudar a trajetória profissional. “O que fazer com uma criança pequena?” Este era o pensamento da nova mãe que, mal sabia, estava prestes a começar uma longa jornada no empreendedorismo. Com uma visão voltada ao universo materno, Poliana apostou em uma loja física de decoração de festas infantis, acreditando que trabalharia apenas durante o horário de abertura da loja. A realidade não foi bem essa.
Durante essa experiência, ela também notou uma demanda em especial. “Algumas clientes procuravam por itens relacionados a artesanato, como fôrmas de biscuit ou de doces”, conta Poliana. Foi assim que o projeto da MJ Artesanatos começou a tomar forma. Hoje, a loja é uma referência no ramo. Segundo a empreendedora, foi bom começar em um caminho que, mesmo não sendo o definitivo, a levou a enxergar uma oportunidade.
Poliana acredita que o diferencial do empreendedor é a capacidade de olhar ao redor, ler o ambiente e ouvir o cliente. “O que o cliente pede, eu busco”, diz. Foi assim que ela conseguiu traçar uma nova estratégia.
Momentos decisivos
O momento mais marcante da MJ, na visão da empreendedora, foi quando decidiram passar do modelo físico para o e-commerce. “Antes, eu atendia os clientes da região, mas muitas pessoas que me encontravam nas redes sociais perguntavam de onde eu era e se eu vendia pela internet”, afirma. “Eu não esperava um retorno no Brasil todo. Perceber este eco além da minha região foi emocionante.”
Mas o momento realmente mais desafiador para Poliana foi a pandemia, sobretudo em função da preocupação com as pessoas. “Hoje tenho 18 colaboradores. Então são 18 famílias.” Com o novo cenário, foi preciso se reinventar e escutar o público para inovar e manter o negócio vivo. “Além disso, tive que encarar o desafio de juntar a loja física com o site e, da noite para o dia, fechar as portas.” O balanço que ficou de todo o esforço é a alegria de não ter de demitir pessoas, sem contar o grande aprendizado: “A pandemia me ensinou a olhar em volta, renovar e inovar, ir atrás de outros objetivos e me unir aos clientes.”
Preparar-se para crescer
A empreendedora de uma das lojas mais especializadas em artesanato com biscuit do Brasil se preparou para o sucesso e dá as dicas. “Faça o que te faz bem. Busque informação, ouça e conheça o seu nicho. Estude o mercado e vá atrás de novidades”, diz Poliana. Segundo ela, um dos fatores de sucesso de sua loja virtual é o aumento da demanda das pessoas que estão com foco em hobbies e distrações como o artesanato. “Com a pandemia, as pessoas estão buscando atividades terapêuticas. É o que concluímos com estudos feitos pela MJ e com parceiros. E o artesanato é uma ocupação prazerosa e que ainda pode trazer renda”, afirma.
Poliana também mostra o “pulo do gato” para o crescimento de qualquer e-commerce: a tecnologia envolvida. “Seria muito difícil vender para o Brasil todo sem a Nuvemshop. Saí de outra plataforma e vejo que hoje tenho toda a assistência e suporte do gerente dedicado e do time. Eu peço socorro e a Nuvemshop está ali para me ajudar a qualquer hora.”
A divulgação, segundo a empreendedora, também é um fator fundamental para o sucesso. “Analisar sua persona, para quem você está divulgando, qual a faixa etária, classe social, costumes etc. Para tudo isso, os parceiros da Nuvemshop também estão à disposição.” Com a Nuvemshop Next, o empreendedor conta com agências dentro do ecossistema que ajudam com análises estratégicas.
A história da MJ Artesanatos não deixa dúvida: para empreender é preciso ter foco, força e vontade, dia e noite. É para apoiar em todos esses desafios que a Nuvemshop leva a solução certa para quem deseja crescer. “Foi pensando em facilitar a vida do empreendedor e a gestão empresarial que desenhamos Nuvemshop Next e outras tantas soluções que elevam lojas virtuais a outros patamares. Está em nossa essência reduzir barreiras”, afirma Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.
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