Pesquisa da Nuvemshop realizada em parceria com o E-Commerce Brasil investigou a geração de empregos para micro, pequenas e médias empresas no ecossistema digital brasileiro.
Realizada com empresas majoritariamente de micro e pequeno porte (32% e 35%, respectivamente), a pesquisa mostrou que boa parte dos lojistas vendem seus produtos principalmente por intermédio de marketplaces, ao mesmo tempo em que vendem pelo e-commerce próprio, com 34% das respostas.
Além das micro e pequenas empresas, 28% dos respondentes afirmaram ser uma empresa individual (EI) e 9% de médio porte.
Ainda com relação ao local escolhido para as vendas no ambiente digital, 31% dos empreendedores afirmaram vender pelo e-commerce próprio combinado com a loja física, e 30% vendem apenas pelo e-commerce próprio.
Uma parcela pequena, porém significativa, afirmou vender exclusivamente pelas redes sociais (4%).
Contratações 2023
Por enquanto, 51% dos lojistas afirmaram não ter contratado novos funcionários em 2023. Uma parcela de 20%, no entanto, ainda não contratou, mas pretende realizar adições ao time nos próximos meses.
Dentro das respostas positivas, 15% já contrataram 1 pessoa em 2023, 8% de 2 a 5 pessoas e 3% contrataram 6 pessoas ou mais.
Para a escolha de adições no quadro de funcionários, 28% dos respondentes afirmaram que buscam profissionais com o ensino médio completo, enquanto 9% escolhem apenas entre os que têm nível superior completo.
15% afirmaram não se importar com o nível de escolaridade, 19% escolhem tanto entre ensino médio e nível superior e 25% empreendem sozinhos, sem ajuda de funcionários.
50% das contratações são realizadas no modelo CLT, enquanto 20% preferem profissionais terceirizados e 17% utilizam o modelo de Pessoa Jurídica (PJ). Além disso, 16% ainda optam por integrar estagiários ou jovens aprendizes ao quadro de colaboradores.
Treinamento
Entre os treinamentos oferecidos para os novos contratados, as respostas que mais se destacam são:
22% atendimento ao cliente;
20% utilização de plataformas e tecnologias;
17% montagem de embalagem e confecção de produtos;
16% mídias sociais e marketing;
6% inspeção de qualidade.
Nesta etapa da pesquisa, as empresas que optaram por responder sobre os treinamentos podiam assinalar até 3 alternativas.
Por outro lado, dos que não realizam treinamentos, 28% afirmam que não sentem essa necessidade e 31% não o fazem, mas sentem a necessidade de capacitação da equipe para o futuro.