A Meta anunciou, nesta semana, a chegada ao Brasil do aplicativo independente da Meta AI, assistente de inteligência artificial baseado no modelo multimodal Llama 4. A tecnologia, já integrada ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger, agora pode ser acessada em um app exclusivo para iOS e Android e disponível gratuitamente.

Ao abrir o aplicativo, o usuário é direcionado a uma página inicial de chat para interações diretas com a IA e ao feed “Descobrir”, que permite compartilhar e visualizar experiências de outros usuários. A nova interface web da Meta AI conta o mesmo recurso, além de otimização para telas maiores e fluxos de trabalho no desktop.
Recentemente, um relatório da Mobile Time Opinion Box mostrou que a Meta AI está próxima do ChatGPT como principais assistentes de IA para os brasileiros. Já testada por 52% dos brasileiros com smartphone, a tecnologia da companhia norte-americana tem seu uso mais realizado no WhatsApp.
Mais funcionalidades
Nesta nova fase, com aplicativo próprio, a ferramenta é capaz de responder dúvidas, buscar informações online, oferecer recomendações e gerar imagens com diferentes estilos, climas, iluminação e cores. A experiência de criação de imagens na versão web foi ampliada com novos modelos predefinidos e ajustes personalizados.
Segundo a empresa, em maio de 2025, a Meta AI ultrapassou 1 bilhão de usuários ativos mensais — o dobro registrado no segundo semestre de 2024, quando o CEO Mark Zuckerberg anunciou ter alcançado a marca de 500 milhões de usuários.
Comentários