O Mercado Livre anunciou, nesta sexta-feira (6), um novo patamar para sua política de frete grátis no Brasil. A partir de agora, compras acima de R$ 19 terão direito ao benefício em todo o território nacional — o menor valor já praticado pela companhia desde o lançamento do programa, em 2017. A mudança foi alinhada à campanha promocional do 6.6, data comercial estratégica no calendário da empresa.

A nova condição é aplicada automaticamente no checkout, independentemente da forma de pagamento ou dispositivo utilizado, e leva em consideração variáveis. Entre elas, estão:
- Valor do carrinho;
- Peso;
- Distância;
- Modalidade de envio.
As exceções ficam por conta de compras internacionais (frete grátis a partir de R$79) e produtos de supermercado (a partir de R$199).
“O consumidor brasileiro tem mais dinheiro do que tempo. Reduzir o valor do frete é uma forma de respeitar isso. Essa é uma decisão estratégica de longo prazo para fomentar o consumo, gerar crescimento de mercado e acelerar a digitalização do varejo“, afirma Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
A empresa também destaca que a iniciativa é financiada integralmente com recursos próprios. “O subsídio do frete é nosso. Não repassamos esse custo para o vendedor”, reforça Yunes.
Ainda hoje, o Mercado Livre voltou à Justiça para impedir um bloqueio por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Campanha 6.6
A mudança foi acompanhada do lançamento da campanha “10+9”, estrelada por Ronaldo e Neymar Jr., cujas camisas — 9 e 10 — fazem alusão ao novo valor de R$19. A ação publicitária conta com veiculação em TV aberta, redes sociais, plataformas digitais e mais de dois mil painéis digitais em capitais como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Segundo o executivo, o investimento promocional no 6.6 supera o volume aplicado na última Black Friday. “Serão R$24 milhões em cupons distribuídos, sendo R$13 milhões só no dia 6 de junho. É mais do que destinamos à Black Friday 2024”, destaca Yunes.
Jornada de compra e consumo
A expectativa da companhia é que o novo patamar de frete gratuito estimule a recorrência e aumente a frequência de compras. “Vemos claramente que, ao eliminar barreiras como o frete, o consumidor passa a comprar com mais frequência e em mais categorias”, diz Yunes.
Nos últimos cinco anos, o número de usuários comprando em três ou mais categorias cresceu 20 pontos percentuais, segundo dados da empresa. As categorias que devem ser mais beneficiadas com a nova política incluem Decoração, Utensílios e Moda & Beleza.
Custo de envio dos vendedores
A proposta de valor também inclui condições mais vantajosas para os vendedores da plataforma. Desde maio, produtos entre R$ 79 e R$ 199,99 (com até 30kg) passaram a ter redução de até 40% nos custos de envio. Já os novos empreendedores, que começaram a vender no marketplace a partir de 26 de maio, tiveram uma queda de 17% nesses custos.
“Queremos que o vendedor tenha mais competitividade, consiga oferecer frete grátis com mais facilidade e amplie seu sortimento. Isso fortalece o nosso ecossistema como um todo”, afirma o vice-presidente.