Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre lança curso com foco na profissionalização de lojistas

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de <nowrap>e-commerce</nowrap> desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Com aulas online, o Mercado Livre anuncia novo curso para profissionalização de lojistas no comércio eletrônico. A proposta, segundo o marketplace, é ajudar quem já empreende online, mas precisa de auxílio para alavancar seus negócios.

Imagem de uma caixa de papelão do Mercado Livre sendo retirada por uma pessoa da esteira de um galpão logístico
Curso faz parte do programa de fomento ao desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil

O curso faz parte da agenda de fomento ao empreendedorismo digital promovida pelo Mercado Livre com o intuito de democratizar o varejo brasileiro. Ele é voltado sobretudo para lojistas que já vendem pelo Mercado Livre e precisam de um treinamento melhor para realizar a gestão dentro da plataforma.

“Nós, do Mercado Livre, trabalhamos para a democratização do acesso ao comércio eletrônico como forma de contribuir com o desenvolvimento econômico do país. Temos uma agenda ampla nesse sentido, e somada a essa agenda, está nossa iniciativa em oferecer ferramentas para impulsionar o crescimento dos empreendedores que atuam em nossa plataforma, impactando diretamente na recorrência e rentabilidade para o nosso marketplace”, explica Idário Costa, gerente de Marketplace do Mercado Livre.

O curso

O curso, chamado de “Gerente de e-commerce”, é pago e toda a grade será aplicada de forma remota. Composto por 8 módulos distribuídos em 100 horas de aula, totalizando 3 meses de curso.

O conteúdo da capacitação inclui orientações práticas para montar um plano de negócios para marketplaces e gestão em diversas áreas, como: operacional, de pessoas, financeira, vendas, marcas e logística.

Além da parte teórica, o aprendizado vem acompanhado de um kit de ferramentas para gestão da loja, suporte na plataforma de aulas, acesso à comunidade de vendedores, aulas extras para tirar dúvidas, trilhas de conteúdos extras e certificado de conclusão.

Imersão

Os participantes da primeira turma poderão contar com um dia de imersão na Melicidade, escritório do Mercado Livre, localizado em Osasco-SP, além de um Masterclass sobre logística no Fulfillment de Cajamar-SP.

Além disso, os alunos terão acesso à comunidade de vendedores do Mercado Livre e serão presenteados com um diagnóstico gratuito da conta do vendedor, pensado para aprimorar as operações, auxiliando no crescimento de vendas de sustentável de seu negócio.

Hoje, a plataforma do Mercado Livre tem 3,5 milhões de vendedores em toda a América Latina. No Brasil, são oferecidas diversas ferramentas com o objetivo de que o vendedor cresça e se desenvolva dentro da plataforma.

imagem do centro de distribuição do Mercado Livre com funcionários empurrando carrinhos de produtos entre as ilhas de caixotes de produtos

Os empreendedores que atuam no e-commerce contam com o Programa de Vendedores, que se constitui de quatro estágios: “Você Chegou”, com palestras voltadas a empreendedores iniciantes ou que estão pensando em começar a vender na plataforma; “Você Vendeu”, com temas direcionados a quem já está vendendo, mas busca profissionalizar o negócio para obter mais resultados; “Você Cresceu”, com apresentações dirigidas a quem já conhece bem as ferramentas da plataforma, mas deseja se profissionalizar ainda mais; e “Você Venceu”, pensada para vendedores que desejam ampliar ainda mais seus resultados, mas com um direcionamento mais inspiracional.