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Mercado Livre chega a US$ 7,4 bilhões em receita no 3º tri

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O Mercado Livre divulgou, nesta quarta-feira (29), os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2025, com receita líquida de US$ 7,4 bilhões, alta de 39% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho marca o 27º trimestre consecutivo de crescimento acima de 30% na comparação anual da empresa, que se prepara para mais uma Black Friday.

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(Imagem: reprodução)

No segmento de Commerce alcançou receita líquida de US$ 4,2 bilhões, crescimento de 33% em dólares e de 38% em moeda constante (FXN). O volume bruto de mercadorias (GMV) somou US$ 16,5 bilhões, aumento de 28% em dólares e 35% FXN.

O número de itens vendidos chegou a 635 milhões, alta de 39%, com 80% das entregas concluídas em até 48 horas. O total de compradores únicos na região cresceu 26%, atingindo 77 milhões.

No Brasil, a ampliação do frete grátis impulsionou a venda de itens em 42% e o GMV FXN em 34%. No México, o avanço foi semelhante — alta de 42% nos itens vendidos e 34% no GMV FXN. Já na Argentina, as vendas aumentaram 34% e o GMV FXN 44%, mesmo em um cenário econômico adverso.

A empresa também ampliou em 41% sua capacidade de fulfillment em relação ao ano anterior, o que resultou em entregas mais rápidas e redução de custos logísticos. No Brasil, o custo unitário de envio caiu 8% em moeda local na comparação trimestral, enquanto o México registrou o menor custo de sua história, com queda de 12% em um ano.

Desempenho financeiro

O lucro operacional totalizou US$ 724 milhões, com margem de 9,8% e alta de 30% ano a ano. O lucro líquido foi de US$ 421 milhões, com margem de 5,7%.

Segundo Martin de los Santos, CFO do Mercado Livre, o trimestre foi marcado por aceleração no Brasil e avanço no engajamento do ecossistema financeiro.

“O crescimento no Brasil foi impulsionado pela expansão do frete grátis, o que resultou no maior acréscimo trimestral de compradores únicos em nossa história. Também seguimos fortalecendo o Mercado Pago como principal parceiro financeiro dos usuários na região”, afirma.

Expansão do Mercado Pago

O Mercado Pago manteve o ritmo de crescimento, com receita líquida de US$ 3,2 bilhões — avanço de 49% em dólares e 65% FXN. O volume total de pagamentos (TPV) superou US$ 71 bilhões, alta de 41% em relação ao terceiro trimestre de 2024.

O número de usuários ativos mensais atingiu 72 milhões, um aumento de 29%. A carteira de crédito ultrapassou US$ 11 bilhões, com expansão de 83%, e os ativos sob gestão chegaram a US$ 15,1 bilhões (+89%).

A carteira de cartões de crédito cresceu 104%, somando US$ 4,8 bilhões e representando 47% do total de crédito. O índice de inadimplência de 15 a 90 dias (NPL) permaneceu estável em 6,8%, sustentado pela melhora da qualidade dos ativos e pela redução das taxas de atraso no Brasil e no México.

O TPV de adquirência, que inclui pagamentos dentro e fora do marketplace (mPOS, online e QR Code), somou US$ 47,7 bilhões, alta de 32% em dólares.

Mercado Ads

A vertical de anúncios e publicidade registrou aumento de 56% na receita em dólares e de 63% FXN, impulsionada pelo crescimento de Search e pela duplicação da receita de Display e Vídeo. O trimestre marcou também a inclusão de novos inventários premium por meio de parcerias com Roku e HBO.

Impacto econômico regional

De acordo com relatórios de impacto divulgados pela companhia, o ecossistema do Mercado Livre atende mais de 9,5 milhões de PMEs e empreendedores na América Latina, contribuindo com 0,81% do PIB do México, 3,2% do PIB do Brasil e 9,8% do PIB da Argentina.

Mais da metade dessas empresas têm no marketplace sua principal fonte de receita, enquanto 60% das PMEs utilizaram o Mercado Pago como primeira experiência de crédito.