O Mercado Livre anunciou nesta segunda-feira (27) a maior campanha de Black Friday de sua história. Com R$ 100 milhões em cupons de desconto, aumentando o investimento em 150% na comparação com 2024, a empresa soma a estratégia de preços a manutenção do frete grátis para compras acima de R$ 19.

A ação marca o início do período promocional da plataforma, que vai de 27 de outubro a 1º de dezembro, com destaque para o 11.11, seguido pela Black Friday e Cyber Monday. O investimento reforça a estratégia da companhia de impulsionar vendas e visibilidade de lojistas em uma das datas mais importantes do varejo.
Comportamento do consumidor
O estudo Panorama de Consumo, realizado entre 14 e 20 de outubro com mais de 42 mil clientes do Mercado Livre e Mercado Pago, revela que 81% dos brasileiros planejam suas compras com antecedência e 47% pretendem antecipar os gastos de fim de ano durante a Black Friday.
Entre as categorias mais desejadas, destaque para:
- Eletrodomésticos (44%);
- Eletrônicos (35%);
- Casa, móveis e decoração (33%);
- Moda (35%) — novidade no top 5;
- Beleza (19%) — novidade no top 5.
As áreas de Moda e Beleza ganharam relevância impulsionadas por grandes marcas e influência de celebridades. No segundo trimestre de 2025, Moda já foi a segunda categoria com mais vendas no Mercado Livre.
Pagamentos
Nos pagamentos, o cartão de crédito continua sendo o meio preferido pelos consumidores (41%), seguido pelo Pix (29%), que apresentou crescimento de 10 pontos percentuais sobre o ano anterior.
Além disso, 77% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, reforçando o comportamento de planejamento financeiro na data.
O estudo mostra ainda que 48% dos consumidores planejam usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como chatbots e comparadores automáticos — para encontrar ofertas, e 76% consideram os cupons de desconto como decisivos na hora de comprar.
Expansão logística e empregos
Para sustentar o aumento esperado na demanda, o Mercado Livre anunciou a abertura de 20 mil vagas, entre temporárias e permanentes, nos centros de distribuição (CDs) de Extrema (MG), Cajamar (SP), Araçariguama (SP) e Governador Celso Ramos (SC).
O objetivo é reforçar as operações de 11.11, Black Friday e fim de ano, com a projeção de encerrar 2025 com 55 mil funcionários.