A primeira coletiva de imprensa do Mercado Livre em 2024 foi especial por muitos motivos, entre eles por anunciar a parceria de naming rights do Estádio Municipal do Pacaembu, em reforma desde 2021. Com a parceria, novas áreas de entretenimento e esporte serão adicionadas ao complexo até junho do ano que vem. O novo nome será Mercado Livre Arena – Pacaembu.
Benefícios da parceria
De acordo com a divulgação, “a parceria traz benefícios tangíveis para democratizar o acesso ao esporte e a cultura aos brasileiros”, explicou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre para o Brasil.
O executivo chegou a afirmar que essa é uma das iniciativas mais importantes do ano para a empresa, já que em 2024 o Mercado Livre celebra 25 anos de existência.
Além disso, a proposta da parceria é “se aproximar de marcas icônicas, que são relevantes para os brasileiros, sobretudo em São Paulo, alvo desta ação especificamente”.
A visibilidade do nome Mercado Livre deve beneficiar tanto clientes e lojistas do marketplace, quanto usuários do espaço físico, considerando acessos específicos e outros benefícios para membros do Meli+.
“O Pacaembú traz uma força muito grande para o esporte e esse é um esforço relevante para o Mercado Livre, como foi o patrocínio dos times masculino e feminino do Flamengo e o patrocínio ao comenboll”, finalizou o executivo.
Físico + digital
Como parte da proposta do grupo Mercado Livre em integrar cada vez mais suas funcionalidades e serviços, o Mercado Pago passa a ser a solução oficial de pagamento da arena.
A parceria prevê exposição de marcas, amplo espaço de mídia e benefícios que envolvem o ecossistema Mercado Livre, como Mercado Play, plataforma de streaming do Grupo.
Valor do investimento
De acordo com o que foi divulgado na coletiva, a parceria deve ser a mais longa do tipo até então, chegando até 30 anos de naming rights, com renovações de 5 em 5 anos.
Yunes explicou que o Mercado Livre não costuma abrir valores de suas parcerias ou investimentos, mas que a reforma do Pacaembu está estimada em R$1 bilhão até o final do contrato.
Em respeito ao patrimônio histórico e cultural
Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, atual concessionária que administra o complexo esportivo, entende que além do fator comercial, a parceria deve beneficiar também o fator cultural do espaço, que receberá diariamente diversas atividades sociais, culturais e esportivas.
Ele entende que o acordo reforça a ideia de que “o complexo deve ser um equipamento de uso cotidiano para a sociedade, sendo muito mais do que um estádio”. O outro objetivo da revitalização é proporcionar a possibilidade de novas atividades e experiências para públicos que ainda não frequentam o espaço.
Por fim, Barella, afirma que a parceria foi “realizada com total respeito a história deste local”, inclusive mantendo a fachada e os letreiros originais.