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Mercado Livre anuncia parceria com Pacaembu e benefícios para os usuários do complexo esportivo

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Imagem de divulgação parceria Pacaembu e Mercado Livre em 2024
Mercado Livre será novo patrocinador do Pacaembu

A primeira coletiva de imprensa do Mercado Livre em 2024 foi especial por muitos motivos, entre eles por anunciar a parceria de naming rights do Estádio Municipal do Pacaembu, em reforma desde 2021. Com a parceria, novas áreas de entretenimento e esporte serão adicionadas ao complexo até junho do ano que vem. O novo nome será Mercado Livre Arena – Pacaembu.

Benefícios da parceria

De acordo com a divulgação, “a parceria traz benefícios tangíveis para democratizar o acesso ao esporte e a cultura aos brasileiros”, explicou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre para o Brasil. 

O executivo chegou a afirmar que essa é uma das iniciativas mais importantes do ano para a empresa, já que em 2024 o Mercado Livre celebra 25 anos de existência. 

Além disso, a proposta da parceria é “se aproximar de marcas icônicas, que são relevantes para os brasileiros, sobretudo em São Paulo, alvo desta ação especificamente”. 

A visibilidade do nome Mercado Livre deve beneficiar tanto clientes e lojistas do marketplace, quanto usuários do espaço físico, considerando acessos específicos e outros benefícios para membros do Meli+.

“O Pacaembú traz uma força muito grande para o esporte e esse é um esforço relevante para o Mercado Livre, como foi o patrocínio dos times masculino e feminino do Flamengo e o patrocínio ao comenboll”, finalizou o executivo. 

Físico + digital 

Como parte da proposta do grupo Mercado Livre em integrar cada vez mais suas funcionalidades e serviços, o Mercado Pago passa a ser a solução oficial de pagamento da arena.

A parceria prevê exposição de marcas, amplo espaço de mídia e benefícios que envolvem o ecossistema Mercado Livre, como Mercado Play, plataforma de streaming do Grupo.

Valor do investimento 

De acordo com o que foi divulgado na coletiva, a parceria deve ser a mais longa do tipo até então, chegando até 30 anos de naming rights, com renovações de 5 em 5 anos. 

Yunes explicou que o Mercado Livre não costuma abrir valores de suas parcerias ou investimentos, mas que a reforma do Pacaembu está estimada em R$1 bilhão até o final do contrato. 

Em respeito ao patrimônio histórico e cultural 

Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, atual concessionária que administra o complexo esportivo, entende que além do fator comercial, a parceria deve beneficiar também o fator cultural do espaço, que receberá diariamente diversas atividades sociais, culturais e esportivas. 

Ele entende que o acordo reforça a ideia de que “o complexo deve ser um equipamento de uso cotidiano para a sociedade, sendo muito mais do que um estádio”. O outro objetivo da revitalização é proporcionar a possibilidade de novas atividades e experiências para públicos que ainda não frequentam o espaço. 

Por fim, Barella, afirma que a parceria foi “realizada com total respeito a história deste local”, inclusive mantendo a fachada e os letreiros originais.