Logo E-Commerce Brasil

Mercado de assinaturas: 80% dos consumidores já utilizam o modelo de pagamentos

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pessoa fazendo pagamentos com o celular enquanto anota em caderno
Imagem: reprodução

O mercado de assinaturas aparece como uma oportunidade para cobrir os custos de produtos comprados com recorrência. Abrangendo serviços de streaming, alimentos para pets e até aulas de yoga, as assinaturas são adotadas por 3 em cada 10 consumidores, mesmo em momentos de dificuldade financeira. 

De acordo com o relatório “Sentimento do Consumidor sobre Pagamentos com Open Banking da PYMNTS Intelligence, 80% dos respondentes pagaram por suas contas mensais através de assinaturas no último ano. 

Gráfico da PYMNTS sobre recorrência de pagamentos em contas mensais com clubes de assinatura
Imagem: reprodução, PYMNTS

As assinaturas de supermercado estão entre as mais populares, com uma média de 75% dos consumidores pagando os custos de comidas e bebidas por meio dos programas. 

Contudo, outras assinaturas vêm ganhando espaço no mercado, como bens e serviços (52%), compras no varejo (46%) e compartilhamento de corridas e entregas (29%). 

Além disso, a opção das assinaturas não demonstra preferência de idade entre os consumidores. Entre os baby boomers e usuários mais velhos, 92% já adotaram as assinaturas e 89% da geração X utiliza o modelo de pagamentos. 

No caso dos millennials, 82% usam as assinaturas e, enquanto isso, na geração Z 83% compartilham da animação com a forma de pagamento.