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Estratégia de marketing de afiliados pode aumentar vendas de PMEs em 20% ao mês

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Os programas de afiliados, também conhecidos como programa de parcerias, têm se fortalecido como uma abordagem importante para as estratégias de marketing de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), uma vez que se trata de uma ferramenta de baixo risco que fortalece parcerias, expande o alcance da marca e aumenta o volume de vendas. 

Um levantamento da rede de afiliados Admitad aponta que os parceiros digitais têm potencial para impulsionar em 20% ao mês o volume de vendas das marcas e os resultados são especialmente promissores para pequenas e médias empresas (PMEs). A conversão ocorre porque os afiliados atuam como fonte confiável para suas audiências, o que lhes permite promover com sucesso produtos e serviços por meio de recomendações genuínas e relevantes, visto que os consumidores são altamente influenciados pela divulgação de produtos e serviços no ambiente digital.

Dados do Instituto Nielsen apontam que 92% dos consumidores confiam em indicações de amigos e familiares para realizar suas compras. Além disso, 70% dos consumidores brasileiros acreditam em indicações que outras pessoas emitem no ambiente virtual, ainda que sejam desconhecidos. Os números indicam que os afiliados têm alto potencial de influência nas  escolhas de compra de seus seguidores, o que os leva a colher os benefícios financeiros das conversões, criando uma simbiose poderosa entre as recomendações virtuais e o marketing de afiliados. 

Potencializando programas de afiliados 

O atrativo dos programas de afiliados é inegável, mas a estratégia exige supervisão detalhada, o que pode ser trabalhoso para as PMEs. 

“Para garantir a eficácia do programa de afiliados é necessário saber trabalhar com a estratégia. A organização e gestão do programa exigem tempo e dedicação, e são fundamentais para o seu sucesso. É por isso que surgem ferramentas de autogerenciamento que auxiliam as empresas nesse processo”, explica Caiki Flaeschen, head da Admitad Brasil. 

Com a demanda por serviços e soluções para autoatendimento de PMEs que querem trabalhar com Marketing de Afiliados surgiu o Admitad Rise. “O serviço elimina a necessidade de uma equipe especializada interna, resultando em economias significativas para as PMEs”, afirma Flaeschen. 

Vantagens de programas de afiliados eficazes 

1. Simplificar o processo de integração: ao fornecer recursos claros, treinamento acessível e orientações detalhadas, esses programas reduzem as barreiras de entrada de um novo afiliado ao seu programa. 

2. Otimizar os canais de comunicação: uma rede de afiliados também é uma plataforma que visa apoiar os afiliados, mantendo-os informados sobre atualizações nos programas, além de compartilhar ofertas e insights do setor. 

3. Fornecer materiais publicitários: equipar afiliados com materiais publicitários prontos não apenas abre o caminho para uma trajetória promocional sem complicações, mas também garante uniformidade da marca em todas as interações do usuário. 

4. Implementar incentivos com base no desempenho: incentivos motivam os afiliados a promover sua marca e geram uma competição saudável e oportunidades de crescimento para todos.