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Mais de um terço das compras online globais é realizada em dispositivos móveis

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Adyen, empresa global de tecnologia de pagamentos, publicou seu novo MPI – Índice Trimestral de Pagamentos Móveis, correspondente aos meses de setembro a dezembro de 2015. O levantamento rastreou, na base de clientes da Adyen, os dados de pagamentos móveis de transações realizadas apenas em navegadores. A principal novidade desta edição é que, pela primeira vez, mais de um terço (34%) das transações online globais foram feitas em dispositivos móveis, em comparação a pouco mais de 30% no trimestre anterior.

Métodos de pagamento asiáticos impulsionaram o uso de dispositivos móveis
O aumento descrito foi estimulado principalmente por grandes métodos locais da Ásia, como a JCB, a UnionPay e a Alipay. Entre as empresas analisadas, a JCB foi a que registrou a maior fatia dos pagamentos efetuados em dispositivos móveis. Ela representou 54% das transações efetuadas na plataforma Adyen, 47% a mais que no último trimestre. Já a Alipay aumentou sua participação para 44% e a UnionPay para 31% (dos 23% anteriores).

“Os pagamentos móveis, tanto in-app quanto os realizados em navegadores web, estão impulsionando o crescimento do e-commerce e é fácil notar esta tendência quando se nota o rápido crescimento de transações em métodos de pagamentos móveis como JCB e Alipay”, diz o Chief Commercial Officer da Adyen, Roelant Prins. “Na medida em que o acesso em dispositivos móveis se torna a maneira preferencial para consumidores do mundo todo comprarem online e métodos de pagamento, como JCB, realizam mais da metade dos pagamentos online em sua região, a era da estratégia de pagamentos mobile-first está chegando”.

Na Europa, o iDEAL (usando principalmente na Holanda) se manteve com 49%. O Open Invoice (Escandinávia e Alemanha) chegou a 47%; o Bancontact/Mr Cash (Bélgica) esteve com 39% e o SEPA Direct Debit (aceito em toda a Europa) em 22% dos pagamentos.

Smartphones são mais populares que tablets para compras online…
Por certo período, os consumidores preferiram fazer compras em tablets mais do que em smartphones. Contudo, o Índice mostra pela primeira vez que os smartphones superaram os tablets como os dispositivos preferidos para compras. A preferência foi de 17,5% por smartphones em relação a 16% para tablets. No último trimestre, a comparação foi de 14% e 17%, respectivamente. Isso representa 29% dos pagamentos de produtos ou serviços digitais feitos em celulares, em comparação a 7% em tablets; números bem consistentes com o último trimestre.

…lideram os pagamentos móveis ao redor do mundo
Os smartphones continuam aumentando sua participação no volume de pagamentos móveis, crescendo 2% em relação ao último trimestre e chegando a 68%, contra 32% dos pagamentos realizados em tablets. Esta tendência de crescimento da participação de smartphones se apresentou nos últimos dez trimestres seguidos.

O uso de smartphones superou o de tablets na Ásia, representando 29,5% dos pagamentos online em comparação a 4,5% em tablets. A Europa e os EUA mostraram tendência semelhante, mas menos pronunciada. Na Europa, 23% dos pagamentos online foram feitos em smartphones e 11% em tablets. Já nos EUA, este número foi de 23% e 8%, respectivamente.