Logo E-Commerce Brasil

Maioria das pesquisas in-store refere-se a preços e disponibilidade de produtos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Usuários de smartphones que utilizam seu aparelho dentro de lojas físicas buscam principalmente por informações relacionadas a preços e disponibilidade de produtos, segundo uma pesquisa encomendada pelo IAB e conduzida pela ABI Research. Por exemplo, 35% dos compradores utilizaram seu aparelho para verificar preços e disponibilidade na internet, enquanto 31% procuraram por informações sobre mercadorias. Já 30% verificaram preços e disponibilidade através de varreduras de códigos de barras e 23% compraram ou utilizaram códigos promocionais. A pesquisa indagou proprietários de aparelhos móveis sobre suas atividades realizadas dentro de lojas físicas ao longo dos últimos três meses.

Usuários de tablets utilizam seu dispositivo com a mesma finalidade, mas em proporções maiores: 55% dos utilizadores de tablets verificaram preços e disponibilidade de produtos na internet durante o processo de compra em lojas físicas, 54% realizaram buscas baseadas em localização, 50% compraram e utilizaram códigos promocionais e 46% averiguaram preços e disponibilidade de mercadorias escanceando códigos de barras.

Usuários precisam de conselhos de amigos e familiares

Consumidores que utilizam smartphones e tablets dentro de estabelecimentos tradicionais buscam opiniões de parentes e conhecidos enquanto compram, sendo a atividade mais comum entre os usuários de smartphones (37%). Para os proprietários de tablets, no entanto, esta finalidade de uso é a sétima mais popular, embora seja maior (45%).

Os usuários de dispositivos portáteis também utilizam mídias sociais dentro de lojas físicas. Os canais sociais são frequentemente utilizados por proprietários de ambos os aparelhos – 30% entre usuários de smartphones e 46% para os tablets. Segundo um estudo divulgado pela Empathica, 1 em cada 10 utilizadores de aparelhos móveis compartilhou algum comentário em sites de redes sociais enquanto compravam em lojas tradicionais.

Smartphones são mais populares que tablets dentro de lojas

A pesquisa da IAB também aponta uma ampla diferença entre a proporção de consumidores que utiliza smartphones e tablets em lojas físicas: 56% dos entrevistados utilizam smartphones, em comparação com 28% que fazem uso de tablets. Os smartphones também são o dispositivo preferido para acessar informações durante seus deslocamentos – on the go (60% vs 22%).