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Magalu, Netshoes e Época Cosméticos dividem experiências com público do Fórum E-Commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Magalu, empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, levou todo seu ecossistema de negócio e a expertise dos profissionais de diversas áreas da companhia para o Fórum E-Commerce Brasil 2023. Entre os dias 25 e 27 de julho, cinco palestras foram realizadas por profissionais do grupo, que inclui a Netshoes e a Época Cosméticos – maiores e-commerces de esportes e beleza do país, respectivamente.

Palco Marketplace do Fórum E-commerce Brasil 2023 com as letras ECBR em destaque.

A presidente do Conselho de Administração do Magalu, Luiza Helena Trajano, foi a responsável por abrir a participação da companhia no evento. A empresária dividiu um pouco da sua trajetória profissional, desde a abertura da primeira loja do Magazine Luiza em Franca até a empresa se tornar a maior plataforma multicanal brasileira para comprar e vender, e compartilhou dicas para quem busca se fortalecer no varejo. 

“Jovens que estão assumindo empresas de varejo, o melhor conselho que eu posso dar é: estejam na ponta, vão aonde estão acontecendo as coisas. A venda é o combustível para qualquer negócio e o primeiro passo para ter sucesso é realizar na prática”, afirmou Luiza Helena. “Eu tenho uma linha direta com clientes e funcionários que estão na base, porque tive muito medo de perder o que eu tenho de mais valioso, que é a experiência de 20 anos de balcão.” 

A empresária aproveitou a oportunidade e o auditório lotado – com participantes sentados ao chão e outros em pé – para apresentar o grupo Mulheres do Brasil, do qual faz parte, e um vídeo sobre o programa de trainee exclusivo para negros do Magalu. A diversidade e inclusão é uma das bandeiras mais fortes da companhia, que foi pioneira nesse tipo de processo seletivo no país.

Em seguida, o vice-presidente de tecnologia do Magalu, André Fatala, e o gerente de pesquisa e desenvolvimento da companhia, Robson Santos, apresentaram, em primeira mão, o “cérebro” da Lu, do Magalu, projeto que usa inteligência artificial generativa. 

“Com essa tecnologia, vamos levar a experiência de atendimento a um novo patamar. Nosso objetivo é sempre melhorar a experiência, seja por meio da Lu e seu novo cérebro ou com a ajuda dos colaboradores, que vão poder se dedicar a atendimentos mais complexos”, afirmou Fatala.

A experiência permite que a Lu recomende produtos com base nas necessidades e preferências de cada cliente, como o melhor smartphone com base na duração da bateria, o preço ou na resistência da tela ou o notebook mais adequado para edição de vídeos. As recomendações são geradas automaticamente, com base nas informações contidas nas perguntas dos clientes. Um exemplo: se o cliente pergunta qual o melhor smartphone para quem faz trekking, Lu vai sugerir uma lista de aparelhos resistentes à poeira e a quedas, com bateria de longa duração e câmera adequada para fotos ao ar livre. Uma demonstração da novidade foi feita durante a palestra. 

Também no dia 26, o diretor comercial de marketplace do Magalu, Maurício Anbruste Leuenroth, participou do painel “Navegando com Gigantes: insights diretos dos maiores marketplaces do Brasil”. Atualmente,  mais de 281 000 sellers que vendem pelo marketplace do Magalu contam com uma plataforma rápida e intuitiva e têm seus produtos na vitrine para mais de 37 milhões de clientes ativos. A companhia ainda conta com e-commerces líderes em seus setores como Netshoes, Época Cosméticos e KaBuM! , com marketplaces disponíveis para venda de varejistas. Os sellers do ecossistema Magalu usufruem da entrega mais rápida do país e ainda dispõem de ferramentas de publicidade e canais de conteúdo para impulsionar vendas. 

Netshoes e Época Cosméticos marcam presença no último dia de evento

No último dia de evento, a diretora de negócios do Magalu e à frente da Época Cosméticos, Christiane Bistaco, e o diretor de marketplace da Netshoes, Gonzalo Gálvez, marcaram presença em painéis do fórum. Enquanto Bistaco discutiu os desafios e oportunidades de ser um seller em plataformas focadas em saúde, perfumaria e beleza, Gonzalo falou sobre a venda de moda e acessórios em marketplaces especializados do setor.

A diretora de negócios do Magalu compartilhou com o público a trajetória da Época Cosméticos e o momento atual da marca, que é líder no mercado de skincare do país. “A gente nasceu muito forte na parte de skincare. Somos a primeira empresa a trazer marcas de dermocosméticos para o nosso portfólio e atuamos junto, não só de grupos de beleza, mas também de grupos farmacêuticos”, contou. Ela também relembrou o período de pandemia, que fortaleceu ainda mais o interesse pelos cuidados com a pele e consolidou a marca neste segmento.

Já Gálvez destacou o sortimento de produtos no marketplace da Netshoes e Zattini  e reforçou a preocupação das marcas em aprovar sellers que se comprometem com a venda de produtos originais.  “Temos processos internos que avaliam o seller quando ele se candidata para o nosso marketplace e também procuramos alguns quando queremos investir em uma nova categoria. O setor da moda tem essa particularidade de produtos falsificados, então somos muito cuidadosos com a qualidade dos produtos que estão sendo vendidos no nosso marketplace”, afirmou.

Além das palestras nos palcos principais, o Magalu deu a oportunidade aos visitantes de aprenderem com especialistas um pouco mais sobre e-commerce. Uma sala especial, ao longo dos três dias de evento, esteve rica em conteúdos sobre diversos temas fundamentais para gerenciamento de negócios. Experts da Comschool, especializada em educação para vendas digitais, VipCommerce, da área supermercadista, Netshoes, Época Cosméticos, publicidade e de atendimento ao cliente deram palestras totalmente gratuitas no espaço do Magalu, na feira. As salas de conteúdo ainda contaram com a presença de convidados do Google e Tiktok.