Olist: 44% das lojas que vendem em marketplaces faturam até R$ 10 mil por mês
O Olist, startup que ajuda quem quer vender a encontrar quem quer comprar, lançou a terceira edição da pesquisa "Vender em Marketplaces". O estudo visa entender a evolução do setor entre 2018 e 2019 e levantar as principais tendências, além de mapear os comportamentos adotados pelos lojistas e seus reflexos no mercado de vendas online.
Segundo o consulta, 71% dos empreendedores já vendiam em espaços virtuais e 26% planejam começar nos próximos meses e 44% daqueles que atuam nesses canais faturam até R$ 10 mil por mês.
A pesquisa foi realizada com cerca de 350 empresários, atuantes ou não nos marketplaces. A análise apontou crescimento de 1,6% de mulheres proprietárias de lojas e das marcas participantes do estudo.
"Os marketplaces são importantes vertentes na geração de lucros para o negócio, o que acarretou um aumento significativo de colaboradores dedicados a esses canais. De 2018 para 2019, o número de empresas que têm entre dois e cinco funcionários responsáveis pela operação de comércio eletrônico subiu de 34,2% para 64%", destaca Saulo Marti, diretor de marketing da startup.
A pesquisa também apontou que o serviço logístico dos Correios já não é mais o principal recurso para o envio dos pedidos. 60% dos entrevistados afirmaram utilizar outras soluções logísticas além da estatal e entre elas estão a Jadlog (47%), Mercadoenvios (31%) e B2W Envios (30%).