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Le Postiche cria Bazar Virtual com ZapCommerce e ativa vendas digitais durante pandemia

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

As medidas de isolamento social que vigoraram no país a partir de março, com o fechamento do comércio, obrigaram as empresas a buscar alternativas de vendas no mundo digital.

O momento exigia a adoção de uma solução rápida e eficiente. E foi exatamente isso que a Le Postiche fez. Procurou uma ferramenta intuitiva de vendas online e que fosse rapidamente aceita por gerentes de lojas e vendedores.

O diretor de tecnologia da Le Postiche, Ailton Favoretto, conta que buscava uma solução, mas não queria que fosse um aplicativo, pois neste caso ainda precisaria convencer os clientes a baixarem o aplicativo. “Inicialmente pensamos no WhatsApp for Business, mas não nos pareceu adequado, por causa da dificuldade na comunicação com os clientes. Foi então que chegamos à solução ZapCommerce, uma ferramenta de vendas por WhatsApp, mas que permite um trabalho proativo de forma muito mais organizada do ponto de vista da gestão do negócio”, explica Favoretto.

Com o ZapCommerce, a Le Postiche criou um catálogo de produtos único e, assim, as lojas passaram a fazer a venda online de modo seguro e organizado. “Cada lojista escolhe o produto que quer oferecer ao cliente e efetua a venda de sua conta de PagSeguro na ferramenta. Com isso, em menos de um mês, habilitamos e testamos com sucesso mais de 40% de todas as nossas lojas proprietárias e já estamos disponibilizando para as outras lojas proprietárias e para as licenciadas também”, explica o diretor de tecnologia da Le Postiche.

Para o especialista em e-commerce, Gustavo Chapchap, CMO da Jet e-Business e do ZapCommerce, as vendas pelo WhatsApp trazem a possibilidade de as lojas estabelecerem um relacionamento muito mais efetivo e direto com o cliente. “O maior benefício da Le Postiche é empoderar o vendedor, colocando-o na jornada digital. Ele tem acesso aos dados em tempo real, o que o ajuda a evoluir estrategicamente e alavancar as vendas. O cliente pode comprar online e retirar na loja ou receber o produto em casa. O consumidor pode comprar com a segurança e a conveniência da venda online e contar com a proximidade e a assessoria do vendedor”, afirma o executivo, que também é líder de e-commerce da ABRADi.

A ferramenta ZapCommerce também possibilitou o desenvolvimento de soluções criativas de negócios na Le Postiche, como a criação dos bazares virtuais.

A diretora de operações da Le Postiche, Andreia Polvora, conta que eles faziam um bazar presencial anteriormente e que o ZapCommerce foi fundamental para movimentar as vendas e adaptar o projeto ao mundo virtual. “O bazar virtual chega a reunir 500 a 600 pessoas no mesmo dia, em grupos diferentes de no máximo 250 pessoas. O resultado tem sido excelente, movimenta de 10 mil até 50 mil em vendas no dia. Estimulamos a criação dos eventos online entre as lojas. Já estamos contabilizando mais de 30 bazares por mês em diferentes lojas no Brasil”, conta a executiva.

Andreia também destaca que as lojas aproveitam a possibilidade de vender online e se surpreenderam com os resultados. “Nossa gerente de uma das lojas em Campinas é extremamente bem relacionada. E como o ZapCommerce é uma ferramenta de venda proativa, ela passou a ofertar os produtos para sua rede, o que gerou um resultado excelente. Foi uma virada nos negócios no momento de pandemia”, comenta a diretora da Le Postiche.

Gustavo afirma que essa experiência da Le Postiche tem se repetido em outros clientes da JET que usam o ZapCommerce. O app tem um papel importante para as empresas no período de pandemia, justamente por viabilizar a adoção de novos modelos de atuação para o varejo. “As operações têm conseguido ampliar a força de venda sem investir na estrutura, o que é importante para garantir o aumento do faturamento”, finaliza.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a JET e-business disponibiliza soluções de e-commerce com plataformas que operam no modelo SaaS, escaláveis, com alta performance e foco na conversão. Tem em seu DNA a inovação e oferece qualidade técnica e know-how.

Hoje a sua tecnologia é empregada por mais de 15 mil lojas, entre as quais alguns dos maiores e-commerces do país. Entre as soluções da empresa estão a plataforma de e-commerce Jet NEO e o ZapCommerce, ferramenta de vendas por WhatsApp.