Logo E-Commerce Brasil

Lançada plataforma interativa para etiquetar e compartilhar objetos em vídeos online

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com esta tecnologia, é possível rotular objetos que aparecem nos vídeos, oferecendo mais informações sem que seja necessário direcionar o espectador para outro local

Disponível em fase beta, a ferramenta interativa permite rotular e compartilhar conteúdos (pessoas, lugares e produtos) que aparecem em vídeos online publicados no YouTube, Vimeo e Brightcove.

A internet é um recurso audiovisual. Entretanto, o vídeo online é uma ferramenta muito básica, com pouca interação e sem possibilidade de conexão com a informação que ele transmite. Além disso, o consumo do vídeo online não passou por transformações desde sua origem: apertando “play” e “stop”. A The Mad Video combinou interatividade e “hiperconexão” de internet com a potência do vídeo, tornando acessível ao espectador o conteúdo que está disponível dentro dos vídeos. Desta forma, passa a ser possível obter mais informações sobre produtos e compartilha-las com amigos e contatos das redes sociais e internet.

O funcionamento é simples e consiste em colocar rótulos nos momentos do vídeo em que há conteúdo ao qual se deseja adicionar informação complementares ou de interação. As etiquetas em forma de ícones aparecem ao passar o mouse sobre o vídeo, mostrando informações de todos os tipos como, por exemplo, quais pessoas aparecem, que roupas vestem, onde o vídeo foi gravado ou quem está interpretando a trilha sonora. Para adicionar os ícones, basta arrastar e soltar na cena selecionada. É possível modifica-los ou acrescentar novos ícones facilmente.

rollover_screencap
Tag_screencap

Conheça as principais características da plataforma:

  • ·         Micro-tagging: permite rotular qualquer pessoa, lugar ou produto que apareça em um vídeo, além de adicionar textos, imagens ou conteúdo para que os usuários possam ver quando clicarem em um ponto etiquetado.
  • ·         Galeria de etiquetas: é possível navegar pelas etiquetas mais populares relacionadas a pessoas, lugares ou objetos e ir diretamente ao momento do vídeo no qual aparecem.
  • ·         Detecção automática de cenas: tecnologia que identifica pequenas trocas de luz nas cenas, facilitando a rotulagem de momentos específicos.
  • ·         Integrar em compartilhar: permite compartilhar qualquer conteúdo no Facebook, Twitter, Pinterest e Google+, assim como integrar qualquer vídeo ou etiqueta a uma página da web.
  • ·         Rastreamento das etiquetas: possibilita saber quais são as etiquetas mais vistas, quantas vezes foram compartilhadas, taxas de conversão, etc.

“Os vídeos estão repletos de conteúdos interessantes: pessoas, lugares, produtos e muitos outros elementos. Porém, para conseguir mais informações sobre o conteúdo apresentado, é necessário sair do vídeo para busca-las. Por isso, decidimos pesquisar se éramos capazes de desenvolver uma tecnologia para rotular os objetos que aparecem nos vídeos, adicionar informações e, assim, criar interação”, explica Koldo García, co-fundador e CEO da The Mad Video Inc. “O resultado foi uma ferramenta que converte qualquer gravação colocada na internet em algo interativo e munido de muito conteúdo”, acrescenta.

Ainda este ano, será lançada uma nova versão, com mais funcionalidades e opções profissionais. Entretanto, estão sendo realizadas melhoras constantes, além da incorporação de sugestões feitas pelos usuários da plataforma. Nesse sentido, a The Mad Vídeo já desenvolveu protótipos de sua solução para Smart TVs, em combinação com segundas telas (tablets e smartphones). Dessa forma, seria possível interagir com um vídeo rotulado que estivesse sendo reproduzido por uma SmartTV, diretamente do celular ou tablet, sendo apenas necessário tocar no dispositivo para acessar toda a informação disponível na cena.

Esta solução apresenta múltiplas opções de uso, desde o e-commerce, linkando os produtos que aparecem em um vídeo com as páginas de venda (com alto CTR – Click throug Rate – métrica usada para medir a eficácia de uma peça ou página numa campanha publicitária na web, e sem a invasão características dos atuais formatos publicitários), até a educação à distância ou a divulgação (como o exemplo da Universidade de Toledo, Ohio, que incluiu a The Mad Vídeo como uma das ferramentas multimídia utilizadas em seu programa de ensino).

Para entender melhor como funciona a The Mad Video, veja este infográfico no site http://www.themadvideo.com/how/.

Por: Assessoria MLA Comunicações