A Jovi, maior marca de celulares na China e conhecida como Vivo por lá, iniciou a comercialização de seus novos smartphones no Brasil no último domingo (1). A medida marca um passo da companhia rumo à expansão mundial.

A operação chega ao Brasil com os modelos JOVI V50 5G e o JOVI V50 Lite 5G, frutos das parcerias com GBR (linha de produção) e ZEISS (câmeras). A construção dos smartphones é feita na Zona Franca de Manaus.
De acordo com Allan Feng, CEO da Jovi, a empresa começou a se instalar no país em 2024 e começou a fabricação dos produtos em janeiro deste ano. Ele afirma que o caráter operacional do negócio é uma fusão da experiência local com linhas de produção importadas da China. A ideia com isso é garantir o mesmo nível de qualidade vista a nível mundial.
“O interesse de expandir a marca no mercado brasileiro começou há alguns anos. A partir do momento em que a decisão foi tomada, estudamos cuidadosamente o local, consumidores e potenciais parceiros”, explica.
Já Marisa Weis, head de Negócios de Celulares da ZEISS, pontua como a entrada no mercado brasileiro anima às empresas. Ela também cita que, do ponto de vista dos consumidores, os smartphones devem atingir altas expectativas.
“A partir da parceria estratégica que temos, os produtos da Jovi contam com recursos de imagem em nível profissional. Nós acreditamos que todos devem ser capazes de capturar os momentos mais autênticos da vida com clareza, criatividade e confiança”, diz.
Produtos
O modelo V50 5G combina os recursos de retrato profissional co-criado com a Zeiss, o que inclui design premium, bateria de longa duração e tecnologia de carregamento rápido, posicionando-se com foco na criatividade e expressão pessoal.
Ele também oferece as funcionalidades mais populares de IA, da Plataforma Google Gemini, como o Circule para Pesquisar, Apagador de Objetos com seleção múltipla e Tradutor de Tela.
Já o V50 Lite 5G traz uma bateria que dura o dia todo em um design fino, acompanhado de uma câmera com capacidade profissional.