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João Doria propõe transferir o Dia das Mães para agosto

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O governador João Doria (PSDB) quer transferir o Dia das Mães, originalmente em maio, para agosto, quando ocorre o Dia dos Pais. A medida ocorreria para impulsionar o comércio, ainda fechado por causa da quarentena, em uma possível retomada no segundo semestre.

A proposta aconteceu em uma reunião virtual do tucano com empresários do setor varejista na quinta-feira (23). Segundo a Veja SP, a sugestão de Doria ocorreu no momento em que comerciantes pedem a reabertura dos negócios a partir de 1º de Maio, pois o período é o segundo no faturamento das empresas, perdendo apenas para o Natal.

Na reunião, o governador falou aos empresários que o Dia das Mães foi criado por seu pai, o publicitário João Agripino da Costa Doria. Ele lançou uma campanha publicitária em 1949, que culminou com a institucionalização da data.

Ideia elogiada

A decisão, que deverá ser tomada nos próximos dias, tem sido bem recebida entre os comerciantes paulistas, segundo a Folha de S. Paulo.

A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Alfredo Cotait Neto.

“Acho boa a ideia. Nós apoiamos a mudança de postergar o movimento do comércio para uma data um pouco mais livre, mas tem que ser uma decisão nacional”, disse ao jornal.

A proposta também foi bem recebida pela FecomércioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

“Acho interessante tornar oficial isso porque uniformiza procedimento e promoção e isso alavanca. Não que a gente precise de um ato do governo, já que o reconhecimento dessas datas veio depois de iniciativas do comércio”, disse Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da FecomercioSP, à publicação.

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Com informações da Veja SP e da Folha de S. Paulo