O Alvo é o mais recente varejista a revelar que comprou muitas coisas e precisará tomar medidas agressivas para recuperar seus níveis de inventário. Esses movimentos incluirão o cancelamento de pedidos e o lançamento de muitos produtos com a antiga arma de remarcação.
O CEO Brian Cornell alertou os investidores que as margens de lucro vão se contrair no curto prazo, enquanto soa um tom cautelosamente otimista sobre a última parte do ano. As ações, que sofreram uma grande queda algumas semanas atrás após um relatório de lucros decepcionante, caíram novamente hoje com as notícias.
O Alvo não está sozinho. Em seu recente relatório trimestral de lucros, o Walmart viu seus níveis de inventário crescerem 33%, enquanto as vendas das lojas concorrentes aumentaram apenas 3%. Vários outros varejistas também comentaram sobre como eles têm muitas coisas erradas.
Embora os problemas das cadeias de suprimentos sejam certamente os culpados por parte do descompasso entre oferta e demanda, também está claro que os varejistas que deveriam saber melhor não conseguiram prever duas mudanças importantes no comportamento do consumidor.
A primeira é a mudança para os consumidores que gastam mais em serviços. Após dois anos de casulo induzido pelo Covid, as pessoas estão voltando: para um show, jantar, viajar e muito mais.
A outra mudança é o que os consumidores estão comprando. Um reequilíbrio nos gastos com vestuário e acessórios é o mais óbvio, já que a compra “de acordo com a ocasião” está saindo de um período de hibernação prolongada, em detrimento de mercadorias casuais e esportivas.
Dado o baixo desemprego e os salários crescentes, o consumidor permanece em boa forma. Mas as pressões inflacionárias estão começando a ter um efeito atenuante na atividade de compras em geral e na forma como os gastos são priorizados em particular.
À medida que o ritmo geral de compra de produtos se modera e o reequilíbrio dos gastos da categoria que estamos testemunhando em um mundo pós-Covid e pós-estímulo se torna mais pronunciado, os varejistas serão especialmente desafiados a passar por altos níveis de inventário rapidamente e sem danos significativos para suas linhas de fundo.
As verificações informais das lojas que realizei neste fim de semana revelam um nível incomumente alto de descontos por parte de muitos varejistas nacionais cujas lojas visitei. Eu suspeito que esta é apenas a ponta do iceberg proverbial. A amplitude e a profundidade dos esforços promocionais provavelmente aumentarão consideravelmente nas próximas semanas.
Alguns dos varejistas com os níveis de inventário mais desafiadores têm lutado para movimentar as vendas de primeira linha nos últimos trimestres (estou olhando para você, Kohl’s). O que será necessário para movimentar muito mais unidades em seu sistema nos próximos meses será uma bonança para os consumidores, mas muito feia para os investidores.
Inventário: erros
As mudanças nos padrões de gastos não são surpreendentes. O que é bastante chocante é o grau em que grandes empresas, aparentemente sofisticadas, entenderam tão errado.
Para marcas que oferecem uma proposta de valor notável e geralmente executam muito bem (por exemplo, Target, Walmart), esse é um objetivo bastante próprio , mas eles devem emergir em uma forma relativamente boa quando a temporada de férias chegar.
Para varejistas que tipificam o meio medíocre, decididamente medíocre e são, digamos, operacionalmente desafiados (Macy’s, Kohl’s, Gap), isso não poderia ter vindo em pior hora.
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Fonte: Forbes